Carta para Fátima
Por: Cleo Lopes • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Florianópolis, 27 de setembro de 2015.
Cara Professora Fátima,
Já faz algum tempo que não nos vemos. Soube através de amigos em comum que você anda desmotivada com tamanha falta de estrutura em relação ao seu trabalho na escola ao longo desses anos. Entendo que estejas cansada e não é surpresa o seu sentimento de desânimo diante dessa questão em não ter o devido suporte da escola e dos pais para fazer do seu trabalho o melhor.
Não é preciso ser especialista para saber o quanto é complicado a atual situação em que vive a educação no nosso país, porque somado a baixa remuneração, carga horária excessiva, planos de aula, fichas avaliativas, havendo também as partes burocráticas onde muitas vezes é necessário levar trabalho para casa tornando o dia-a-dia muito cansativo.
Sem dúvida que, com toda a experiência adquirida em sala de aula os obstáculos serão superados, porém, procure descobrir métodos diferenciados que funcionem, justificando resultados e desenvolvendo o pensamento reflexivo dos alunos. Atualize-se com novos cursos de especialização, mudando assim a forma de trabalhar o mecanismo e os equipamentos que utiliza. É necessário aliar-se á comunidade escolar com projetos pedagógicos promovendo gincanas para contribuir com ações sociais e por quê não incluir uma horta comunitária onde todos possam interagir juntos á escola?
Ser professor é ensinar, orientar, formar indivíduos livres e seguros. Por isso é essencial renovar e com sua sensibilidade e sabedoria seus alunos irão compreender a importância da coletividade para a construção de projetos de interesse e irão reivindicar melhorias para a escola. A sua profissão é uma das atividades mais importante que existe, é um gesto de puro amor, difícil, mas gratificante, além do mais, acompanhar o ritmo do milênio exige constantes mudanças e a maior recompensa são os olhos que brilham ao ver o próprio desempenho. Portanto, seja o diferencial em sua escola, cative, motive e lidere.
Com carinho,
Lia Cardoso
...