Centro Universitário Claretiano Licenciatura em Pedagogia
Por: Breno600 • 3/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PORFTÓLIO
Centro Universitário Claretiano Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura
Tutor:
POLO-CAMPINAS 2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Licenciatura em Pedagogia |
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura |
Tutor: R.A.:
Aluno: Turma:
ATIVIDADE PORTFÓLIO
O ciclo 2 de estudos tratou de como foi a organização da vida do ser humano em sua relação consigo mesmo e com os outros ao longo da história ocidental, dando ênfase para o mundo atual. Destacou também a
importância de reconhecer os desafios humanos no sentido de estabelecer caminhos de superação. Posto isso, redija um texto acadêmico de 1 a 3 páginas discorrendo a respeito das seguintes questões:
Como têm sido as relações entre economia, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano nos períodos da Idade Moderna e da Idade Contemporânea?
O que é considerado mais importante e quais são as dificuldades predominantes nas relações humanas nesses períodos?
Como a questão da verdade tem sido tratada recentemente, considerando o fenômeno da pós-verdade?
O que é pós-modernidade, ou modernidade líquida, e quais são as suas consequências para o ser humano?
Foram estabelecidas diferenças entre o que pode ser considerado um comportamento humano e o que não, e sobre o que deve ser valorizado ou advertido. sendo assim, a vida moderna analisou mudanças de padrões para um nível superior, assim fortalecendo um novo modo de vida.
Refletindo as informações do Programa das Nações Unidas PNDU-ONU/2005, a população mundial no século XVI teve uma estimativa menor de 0,32% de mortes em conflitos, enquanto no século XX, as mesmas causas mortais, foi de 4,35%, tendo um aumento 13 vezes maior.
Na idade moderna o tempo de vida dos seres humanos eram mais longos, mas na mesma proporção eles morriam em conflitos. A destruição, torna-se algo iminente com a tecnologia, porém, nos permite viver de forma mais confortável. Existem várias mudanças no conjunto da humanidade na era moderna, a população tem muitas possibilidades e uma independência maior. Então baseado nos números relatados e as avaliações sociais e históricas, conseguimos saber que por um tempo a razão teve seu espaço, o esforço de cada um foi valorizado o que permitiu uma melhor condição de vida, mas o aprender a conviver permaneceu sendo um dos grandes desafios da humanidade.
Os problemas que foram enfrentados no século XX e no século XXI são diferentes, mas não deixam de ser preocupantes. Como por exemplo o período em que aconteceu a Guerra Fria (1945-1989), que marcou os eixos capitalistas, socialistas como grandes desafios entre potências econômicas nacionais, eles deixaram de ser um dilema, pois, agora os conflitos estão no interior das nações com a exceção de grupos sociais, conflitos religiosos, lutas políticas, conflitos de ideologia endógena e etc. Dificuldades de convivência e lutas por poder manifestam-se com o fim da luta entre liberalismo e comunismo, se incluirmos a violência urbana, os conflitos na Europa e Oriente Médio, posteriores ao Word Trade Center (EUA) 2001, tem um diagnóstico muito preocupante, pois resultará em nossa falta de habilidade em resolver os conflitos pacificamente. Cada lado de um conflito tenta resolver da melhor maneira e mais coerente, compreendendo que a combinação pode não ser compreendida por todos os envolvidos. As diferenças do modo de pensar, a falta de diálogo, pode levar ao fim da solução, e os conflitos continuarão. Isso não significa que não tenha pessoas mal-intencionadas, que querem impor sua força e interesse de qualquer jeito, elas acreditam em suas verdades, defendem suas posições e intenções a todo custo, justificando suas atitudes de maneira bem convincente, destruindo as possibilidades de ações justas.
Os motivos pelos quais ocorrem guerras podem se dar por atitudes ou interesses de um cidadão ou de um grupo. Temos que assumir as responsabilidades diante de um acontecimento desses na sociedade. Segundo Zygmunt Bauman (1998), “enquanto modernos buscamos atender padrões de vida”. A compreensão de pessoa humana refere- se ao indivíduo único (PESSOA), e humana refere-se ao conjunto da humanidade.
Na idade moderna aconteceu a mudança e a retomada do humanismo, a relação entre religião e ciência procuravam um espaço, surgia o conflito entre o homem servir a Deus ou valorizar a ciência, a ampliação da burguesia e do capitalismo começam, o poder
absoluto aos Reis, a negação religiosa do homem e a solidificação da ciência fortalece o papel do monarca enfraquecendo a igreja, intensifica-se o comércio, dissolve-se o sistema Feudal, substitui-se o trabalho da indústria com a Revolução Industrial no século XVIII, forma-se o Estado Moderno, René Dercartes (1596-1650) e Isaac Newton (1643-1721) afirmam os parâmetros da ciência moderna (Penso logo Existo), defesa do liberalismo (Ter define Ser).
Na idade contemporânea os princípios de igualdade e liberdade se espalharam pelo mundo, construiu-se na ciência a Psicologia moderna, analisou-se a sociedade pós- revolução Industrial pela Sociologia e Antropologia. Fortaleceram o nacionalismo, teoria coletiva e anarquismo, buscam meios de organizar uma modernidade sólida mesmo com individualismo aumentando nos grupos sociais nos países, o poder aquisitivo passa a ser mais importante – dependendo desse poder a liberdade pessoal.
...