Centro Universitário Claretiano Licenciatura em Biologia
Por: Senhor D. • 1/10/2019 • Dissertação • 503 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Darlles Bruno de Sousa Pereira
PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Biologia
Taguatinga
2018
[pic 3][pic 4]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Licenciatura em Biologia |
O MENINO, O VENTO E A PIPA.
Ao se depara com o contexto de vida de João o narrador da história desenvolve uma nova visão da vida, deixando para trás conceitos presos em seu interior a abrindo uma visão mais otimista da sua realidade.
João garoto que vive na Associação paranaense Alegria de Viver (Apav) que se trata de uma instituição curitibana que abriga crianças portadoras do vírus HIV e doentes de AIDS o mostra o quanto é importa o poder de crer em seus sonhos, e como pequenos gestos podem muda sua ideia de mundo. O narrador no começo não entendia como um garoto que tinha todos os motivos para ser deprimido ou mesmo confinando em seus problemas tinha a capacidade de enxergar a vida de uma forma tão bela. A pipa objeto de suas brincadeiras na verdade simboliza as oportunidades da vida. João com esforço e força de vontade foi capaz de subir sua pipa, demostrado que os problemas podem ser superados, cabe à pessoa criar meios para superar as pedras que o destino nos obriga enfrentar.
No ambiente escolar deparamos com histórias parecidas de João, na singularidade boa e sonhadora de encarar os problemas com leveza e sempre pensar positivo, mesmo com as adversidades, onde muitas crianças vivendo em condições muito precárias, muitas delas vivendo abaixo da linha do problema, mas mesmo assim enxerga na escola como um ambiente de mudança, um lugar onde podem sonhar com algo diferente do seu contexto social.
História de João me faz lembrar o contexto social onde morava, uma comunidade rural, onde muitos dos meus colegas de classe além do estudo dividiam seu tempo com os afazeres do campo, muito para tentar ajuda na renda familiar, mas no momento que estava em sala de aula, eram somente crianças, os professores conhecendo daquele contexto sempre nos incentivavam que daquele lugar poderiam sair todos os tipos de profissões, que mesmo que nossos pais fossem agricultores, o nosso destino seria traçado por nossos estudos e por nossos sonhos, me lembro q sempre que me perguntava o que eu queria ser, eu dizia que queria trabalhar com animais, à época sonho de ser biólogo ou veterinário, hoje observando muito dos meus amigos seguiram seus projetos, bombeiros, professores os mais variados tipos de agentes públicos. João reflete o que há de melhor em cada pessoa, essa capacidade de mudança, da escolha por tentar aprender nas dificuldades, de enfrentar problemas grandes ou pequenos e optar qual é destino lhe convém, qual mudança à pessoa quer para sua realidade.
...