Centro de Educação a Distância Curso de Pedagogia
Por: marceda • 12/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 333 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso de Pedagogia
Didática e Prática de Ensino
Adriana Paula Souza Matos – RA 426791
Bruna Alves Machado – RA 436793
Elizangela Lopes da Silva O Machado – RA 8117740756
Maira Almeida Silva – RA 410888
Sandra Alecrim de Souza – RA 415068
Atividade Prática Supervisionada
Profa. Dra. Camila Beltrão Medina
Tutora Presencial Jaciara Dos Santos De Souza
A importância dos procedimentos Didáticos na pratica de ensino
Irecê, março de 2014
Esta prática tem como principal base, a necessidade de desenvolver a capacidade de pesquisa, análise, avaliação, criação de novas estratégias e prática de comunicação.
“A leitura e a escrita na escola e os desafios atuais.”
O homem teve a necessidade de ler e escrever para registrar os seus dias para a perpetuação da espécie.
Depois de tais conhecimentos e aperfeiçoasse, a educação que antes atingia a poucos vinha crescendo cada vez mais com a intenção de edificar para sempre a inteligência humana.
A leitura ganha novos significados, enraizando definitivamente. As pessoas utilizam da leitura em muitos momentos da vida, sejam para leitura de panfletos, livros, revistas, jornais entre outros.
O homem passou a absorver muitos conhecimentos através da leitura, tais como sua inserção no mundo ainda mais dinâmico e globalizado, direitos e deveres, e a tomada de consciência de seus valores.
A ação da família é fundamental na aprendizagem da criança na leitura e na escrita, a família tem sempre que incentivar os atos e praticas, e uma das formas de incentivo e a do próprio familiar ler assim a criança se espelha e acaba criando o habito copioso da leitura.
Porem isso vem sendo uma dificuldade, pois a família de hoje não se reveste de valores éticos , morais, sociais e educacionais como outrora, isso distancia a criança de uma boa educação com interesses , para que seja boa e de qualidade. A falta de política publica de qualidade também deixa deficiências e a educação caminha em passos ociosos e lentos, e ela falta onde mais deveria se fazer presente, isso causa um grande vácuo no ensino-aprendizagem.
Isso também fica associado à carência familiar, e o aluno se vê desprovido de recursos e motivações para prosseguir na própria alfabetização, tornando-se descompromissado com o seu aprender.
Sendo assim, a criança passa de uma serie para outra com uma enorme carência linguística e o que seria fácil de construir nas primeiras fases de aprendizagem, passa a ser desfragmentado e desmascarados nas series seguintes prejudicando o desenvolvimento do aluno.
A deficiência de aprendizagem, vem se tornando motivo de questionamento e angustias e para suprir tamanha carência na aprendizagem, as escolas tentam a motivação através de projetos voltados principalmente para o lado da leitura e escrita, buscando com isso minimizar os problemas que se estendem as áreas do conhecimento.
A viabilidade e concretude desses projetos é que fazem o aluno conhecer e dar significados à sua vida educacional e pessoal, preenchendo as lacunas em aberto que se formaram durante o processo de construção de sua aprendizagem nas primeiras series da alfabetização.
A leitura esta estritamente ligada à escrita, com isso surge à necessidade de se discutir sobre o processo de litura e escrita nas series iniciais do ensino fundamental dada a sua relevância para o processo Ensino-Aprendizagem.
A leitura serve para que o aluno obtenha conhecimentos e serve de motivação e estímulos para que a criança goste de estudar e goste propriamente da escola.
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (1997, p. 53) leitura é:
[...] é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos , do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, e de tudo o que se sabe sobre a língua.
O leitor só se forma através de uma pratica constante de leitura organizada em torno da diversidade de gêneros textuais que circulam socialmente.
Projeto:
”Leitura e escrita”
Publico alvo: 1° ano, ensino fundamental, de 6 á 7 anos;
Justificativa: colocar o aluno em contato com a leitura e a escrita, desenvolvendo seu lado do conhecimento e contato social usando de diversas pratica e gestos.
Objetivos gerais: Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas pratica social;
Objetivo Especifico:
*participar de variadas situações de comunicação oral;
*Interessar-se por histórias;
*Observar e manusear diferentes materiais impressos.
Cronograma:
As atividades serão realizadas no horário de aula das 13:20 as 17:20.
13:20 = iniciação das atividades com canções;
14:00 = observação de figuras , letras e palavras coladas pelo espaço da sala de aula, momentos de perguntas e respostas e debates entre os alunos;
15:00 = recreio
15:20 = leitura de livros de histórias infantis;
16:00 = desenho livre sobre a história contada;
17:00 = conversa sobre o que foi feito no dia e o que aprendemos;
17:20 = fim das atividades, saída.
Desenvolvimento:
- Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos;
- estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal;
- Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros e revistas etc;
- conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: canções e contos de histórias.
Na Escola Doutor Djalma Bessa, na cidade de Presidente Dutra escola de ensino fundamental um, em uma sala com 18 alunos, que entram na escola 7;30 e saem 11;30 da manhã, lá foi observado que as crianças de 1° e 2 ° ano chegam ainda como se estivessem em creches isso acaba sendo traumatizante aos alunos e trabalhoso as professoras e equipe escolar.
...