Cidadania na escola um desafio para os educadores e a família
Por: GabydeOliveira • 4/11/2015 • Projeto de pesquisa • 436 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
Cidadania na escola um desafio para os educadores e a família [pic 1][pic 2][pic 3]
Psicologia Geral e da Educação
Campo Grande
2015
Projeto de Paper
Cidadania na escola um desafio para os educadores e a família
Greice Almeida Silva
Profª:
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Pedagogia (623/2) – Psicologia Geral e da Educação
2015
“Educai as crianças e não será preciso punir os homens.”
Pitagoras
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 - CIDADANIA NA ESCOLA: DIREITO E DEVER.
Cidadania é um direito de todos. Crianças e jovens além do direito comum tem a seu favor uma concepção mais ampla quanto ao direito de aprender o sentido da cidadania, pois é dever da escola ensinar estes valores de forma fundamentada nos princípios da ética, da identidade nacional, da construção humana, da responsabilidade social, do interesse coletivo e da democracia.
2.2 - CIDADANIA NA ESCOLA: O TRABALHO DO EDUCADOR EM SALA DE AULA
Aprender cidadania é poder se tornar capaz de agir com respeito, ser solidário, ter responsabilidade social, senso de justiça, buscar a paz através do diálogo, ser comprometido em variadas situações da vida em comunidade. São valores essenciais para o ser humano que devem aprendê-los se não em família por meio do ambiente escolar cabendo ao professor desenvolver planos e ações que permitam ao aluno praticar atividades que permitam o desenvolvimento de habilidades capazes de expor a prática de atitudes ética e cidadãs.
2.3 - CIDADANIA NA ESCOLA: O TRABALHO DO EDUCADOR EM SALA DE AULA
A família certamente deve ser o berço para aplicar a base de ensinamento para a criança, certamente é o principal reduto de crescimento infantil, por isso as características e habilidades adquiridas para o convívio em sociedade é também vital ser ensinados no seio familiar visto que proporciona um ambiente propício para os primeiros passos do pequeno cidadão entre outras funções. É na família que o mais novo cidadão pode se sentir acolhido é um ambiente crucial para suas primeiras adaptações ao meio social. Uma boa educação é capaz de garantir a base mais eficaz, sólida e confiável capaz de assegurar o contato com inúmeras situações sociais e culturais. Quando se faz total ou parcialmente ausente deste processo o indivíduo certamente terá grandes possibilidades de ser um indivíduo egocêntrico, capacidade essa capaz de promover situações de risco a própria criança ou quando na sua fase adolescente e ou jovem permitindo que estes estejam a margem do mundo dos vícios e futilidades.
...