Como Estrelas na Terra
Por: cleidianeabc • 11/4/2018 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Resenha Crítica do Filme Como Estrelas na Terra
Como Estrelas na Terra é um filme indiano produzido por Aamir Kan, que também atua no filme interpretando o professor Nikumbh. O filme foi produzido em 2007 e dirigido pelo próprio Aamir Kan, tendo como roteirista Amole Gupte.
O filme conta a história de um garoto chamado Ishaan Awasthi, que tinha dificuldades na escola e por isso era constantemente punido pelos professores e também pelo seu pai, que atribuía sua dificuldade a uma falta de interesse.
Um dia após uma reunião com a diretora da escola onde Ishaan estudava, seus pais resolveram transferi-lo para um internato que utilizava métodos severos de ensino, pensando que tal severidade iria fazê-lo progredir nos estudos. Longe da sua família, sofrendo castigos de seus professores e sentindo-se incapaz Ishaan passa a ficar depressivo.
Um dia um professor substituo chamado Ram Shankar Nikumbh é contratado para dar aulas de arte no internato. Esse professor não compartilha a ideologia da instituição e ao invés de ensinar com rigidez ele se utiliza de métodos lúdicos. Além disso, ele demonstrava uma grande afetividade com seus alunos e uma atenção especial para com Ishaan, chegando a descobrir que o menino tinha dificuldades nos estudos por ter dislexia, o que ele revela para a família do garoto durante uma visita a sua casa.
O professor chega a falar também com o diretor do internato sobre o problema de Ishaan, este pensa em transferi-lo alegando que não seria possível fazer nada por ele, porém o professor, que também tinha dislexia e havia passado pelos mesmos problemas que Ishaan, insiste na permanência do garoto na escola e passa a ensiná-lo usando métodos específicos. Além disso, o professor passa também a estimular seus talentos para a arte.
Devido a isso Ishaan consegue obter progresso nos estudos e também vencer uma competição de pintura que foi realizada entre os alunos, recuperando sua autoconfiança e alegria.
O filme é excelente para se refletir sobre a educação de crianças, principalmente as crianças com dificuldades ou necessidades especiais, por apresentar essa problemática e suas implicações de modo bastante amplo.
É um filme recomendável para os atuais e futuros profissionais da educação, pois estes devem estar preparados para receber e incluir os alunos especiais no processo de ensino-aprendizagem.
...