Como Estrelas na Terra
Por: deby45 • 11/6/2015 • Resenha • 404 Palavras (2 Páginas) • 395 Visualizações
“COMO ESTRELAS NA TERRA- TODA CRINÇA É CRIANÇA É ESPECIAL”
“Taare Zmeer Par- Every Child is Special”. Polo cinematográfico da Índia. 2007. Dir. Aamir Khan.
O filme fala sobre o caso de uma criança; porém é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e formação de um novo ser humano, a proposta é trazer a ideia de que não podemos negligenciar a diversidade e preciosidade dos projetos de gente de nosso mundo, pois são eles que fazem o futuro.
No filme é contada a história de um menino que sofre com dislexia e custa a ser compreendido. Com 9 anos Ishaan Awasthi, repetiu uma vez o terceiro período no sistema educacional indiano e corre o risco de repetir novamente. A criança vê as letras como se estivesse dançado em sua frente, e com isso não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade.
Os pais são chamados na escola para falar com a diretora, e com isso o pai do garoto decide levá-lo a um internato sem que a mãe possa dar nenhuma opinião. Essa atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança e passa a entrar num perigoso ciclo autodestrutivo; com depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, e da vida. O internato em que o menino estava tinha por filosofia à “disciplinar covalos selvagens”. Surge ali um professor substituto de artes e logo percebe que algo de errado estava acontecendo com Ishaan. Não demorou em que o diagnostico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em pratica um ambicioso plano de resgate daquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.
Seu professor corre contra o tempo para lhe dar uma vida motivada seja pela arte, seja pelo convívio social, seja pela identificação do próprio Ishaan que seu mestre entendia e pode corrigir essa pequena dificuldade no trato com a escrita e leitura.
Um filme lindo que pode abrir novas perspectivas dentro do entendimento pedagógico do que sente, vê, e entende o disléxo e demais crianças no ambiente familiar e pedagógico. Esse filme é uma excelente ferramenta para se mergulhar na subjetividade, na” cabecinha” de cada criança; e vai muito alem de tocar na sensibilidade de ser educando e educador.
...