Como o Professor de Educação Infantil em Creches Ou Pré-Escolas
Por: zeca9393 • 4/5/2024 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 70 Visualizações
Como o professor de educação infantil, em creches ou pré escolas, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas as ações de cuidados e educação
A educação infantil é sem dúvida o início de um processo de aprendizagem educacional, embora seja um obstáculo para a criança, a separação do mesmo com os familiares, a entrada na pre escola ou na creche nada mais é do que a integração da criança com outras crianças num papel de socialização.
A concepção de educador e cuidador vem se solidificando nos últimos anos, sendo que, o cuidador é uma parte fundamental e inseparável do processo educativo. Com base nisso, as creches e pre escolas ao acolher as crianças, tem que levar em consideração os conhecimento adquiridos da criança no ambiente familiar e incorporando em suas propostas pedagógicas, fazendo com que o objetivo seja de ampliar o universo de conhecimentos, experiencias e habilidades, consolidando novos hábitos e aprendizagens que vão sendo incorporadas de maneira conjunta com a educação familiar, principalmente quando envolve bebes e crianças pequenas, onde o aprendizagem necessita ser próximos da educação familiar (ANDRADE, 2010).
Outro ponto que vale ressaltar, é criar hábitos para as crianças em casa ou na escola, sendo muito importante para o desenvolvimento da independência e nos comprimentos das atividades diárias, então a rotina é fundamental para o processo educativo da criança.
A rotina escolar nada mais é do que desenvolver as atividades do dia a dia por meio de horários, fazendo com que as tarefas sejam feitas de forma mais organizadas e da melhor forma possível, fazendo com que a criança seja ativa e possa expressar seus sentimentos (OLIVEIRA, 2012). Entretanto, essas atividades estão totalmente associadas como o educador, que tem o dever de realiza-las da melhor forma, como hora da atividade, hora do lanche, hora da higiene e hora da brincadeira enfim, cada atividade possui um papel muito importante na educação infantil, por isso, saber separar e respeitar os horários de cada atividade é fundamental para a formação das crianças.
Referencias:
ANDRADE, L. B. P. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Editora UNESP, 2010. Disponível em: <http://bit.ly/37zYg7t>. Acesso em: 13 abril. 2023.
OLIVEIRA, Z. O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
...