Competências e Habilidades na Educação
Por: sissicampos • 29/9/2015 • Dissertação • 1.274 Palavras (6 Páginas) • 174 Visualizações
“Fazer a reforma na educação era uma prioridade mundial e as competências seriam o único caminho para oferecer, de fato, uma educação para todos. Tudo havia mudado: a sociedade, o mercado de trabalho, as relações humanas... só a educação continuava a mesma”. (MORETO, 2003).
A educação é um direito de todo qualquer cidadão, e esses direitos são assegurados pelas leis em nosso país, ainda que muitas das vezes essas leis fiquem somente no papel, ao invés de serem colocadas em prática pelos nossos governantes. A escola é o espaço criado para se promover a educação, nos últimos tempos elas vêm recebendo uma onda de criticas quanto a sua eficácia em relação aos direitos dos cidadãos brasileiros; essas críticas abrangem tanto o estado físico (estrutura ou prédio) da escola, quanto os professores que ali lecionam. Os professores tem sido alvo de criticas quanto a sua formação e desempenho em sala de aula.
Vivemos em uma época onde quanto mais se tenta organizar a qualidade de ensino, através da utilização das novas tecnologias e novas habilidades na pedagogia, mais frágil parece se tornar a educação, demonstrando cada vez mais a perda dos objetivos no ensino escolar. Podemos ver sempre pelos meios de comunicação o quanto a qualidade de ensino no Brasil continua em baixo, mais a muito que se possa fazer pra melhorar isso, e uma das alternativas é fazendo com que as leis em nosso país realmente entrem em vigor total, ou seja, que elas saiam do papel e se tornem reais em nossa sociedade brasileira.
Devida a grande crise pela qual o Brasil esta passando, digo isso em todos os sentidos, sei que sempre foi importante, mais agora parece ser ainda mais importante que o professor procure meios de se tornar cada vez mais hábil em sua docência, e ter sempre em mente os objetivos de se profissionalizar, melhorando suas competências e habilidades para ter um bom resultado dentro da sala de aula.
O professor precisa constantemente se perguntar se realmente ele esta tendo êxito em sua docência e reavaliar sempre sua maneira de se comunicar com os alunos, ou seja, ser sempre autocrítico; nada de comodismo, um bom professor não pode criar e viver em uma zona de conforto, ele jamais pode pensar que é o cara, que sabe, entende tudo, porque o bom professor deve estar sempre disposto a aprender, e esse aprender, pode ser troca de conhecimentos entre professor e aluno.
Os alunos de hoje estão tendo muito acesso as novas tecnologias, essa ferramenta usada de forma incorreta torna se muitas das vezes prejudicial ao aprendizado, porém quando utilizada de forma correta, ela pode fazer com que professor e aluno se entrosem e juntos obtenham ótimos resultados em sala de aula. Para se ter, o tão sonhado bom resultado sem sala de aula, é preciso que docente tenha sempre planejamento, comprometimento com a educação e sempre dêem espaço aos alunos para exporem as suas opiniões, tornando a aula participativa.
Buscar usar suas competências e habilidades, nada mais é que o professor ter uma proposta de ensino a oferecer a sala na qual leciona, ou seja, precisa sempre fazer um planejamento, se dedicar a sua profissão, sabendo articular seu conhecimento de forma que saiba expor claramente aos alunos, e tudo isso será um ensino de muita qualidade. O professor precisa sempre instigar os alunos a usarem os seus conhecimentos, adquirir novos e sempre a criar novos conhecimentos. Todo conhecimento obtido em sala, deve ser passado adiante, jamais estacionar em si mesmo, ter como objetivo sempre o compartilhamento de conhecimento, ou seja, por exemplo, o que Joãozinho não esta entendendo, a Maria teve mais facilidade na aprendizagem e com a desenvoltura da professora na troca de conhecimento, no final da aula serão 03 pessoas que obtiveram um conhecimento completo referente a um determinado assunto. Lembrando que para que tudo isso ocorra, é necessário que o professor tenha um bom currículo e uma boa formação pedagógica.
O ensinar e o aprender estão juntos em um mesmo processo, exigindo sempre a flexibilidade pessoal ou de um grupo. Através destas duas facetas, professores e alunos transformam suas vidas com uma aprendizagem permanente. O dia a dia de um professor deve estar sempre ligado a análises diárias de suas práticas pedagógicas, visando sempre um aprender contínuo. Com a chegada dessas grandes transformações que estão ocorrendo tanto no cenário político, econômico e cultural do nosso país, e essa vasta quantidade de informações que chegam até a educação, é muito importante que o professor torne sempre a escola algo estimulante aos alunos.
Em uma escola não é somente os professores que precisam estar sempre antenados, sempre dispostos a novos desafios que busquem melhoras em sua conduta pedagógica, mais também todo o sistema educacional. Existem casos em que o professor tem métodos de ensino, que fogem da mesmice e repetição diária, esses métodos fazem com que os alunos compreendam melhor uma determinada matéria, porém a instituição na qual ele leciona proibiu que
...