Conceitos Fundamentais de política e economia do Brasil
Por: giovanna654432 • 30/8/2023 • Seminário • 355 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
Conceitos Fundamentais de política e economia do Brasil
Giovanna Victória G G Brito – 2° Período Pedagogia Universidade do Estado de Minas Gerais
Sob a perspectiva da forma do Estado no Brasil, entende-se que o país é um Estado Federativo divido entre vinte e seis estados e um distrito federal autônomos, fazendo com que tenham a autoridade para ditar as regras que se acatam a dada realidade de cada Estado. Deste modo, é visto que possuem regras individuais para se autogovernarem ou seja, tem a capacidade de se organizarem financeiramente, politicamente e, se administrarem sem que dependam uns dos outros.
No Brasil, a República é adotada como forma a de governo onde o povo tem o direito de decidir por meio da democracia de votos o seu chefe de estado, determinando que o sistema eleitoral seja majoritário, fazendo o candidato que obter o maior número de votos seja eleito. Sendo um direito e dever de cada cidadão brasileiro, é por meio dos votos tomados de forma sigilosa e independente que o desejo da maioria do povo é realizado. No que se refere a regime de governo, o Brasil se classifica como democrático já que, a população tem a participação no sistema político do país e, acesso à informação.
O Presidencialismo é como o Brasil rege o seu sistema de governo, sendo ele bicameral tendo a câmara dos deputados e, o senado. Isto significa que, juntamente com o poder executivo e legislativo o Presidente escolhido pela população terá em seu cargo a função de chefe de estado e chefe de governo.
...