Conhecendo a Natureza Através do Lúdico
Por: lara.freitas2804 • 5/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
CONHECENDO A NATUREZA ATRAVÉS DO LÚDICO
MANAUS/AM
2018
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DAVID ALVES LEITE
JULIANA DE CARVALHO DIAS
LARISSA FERREIRA FREITAS
TAÍS MARIANE AGUIAR
TAMIRES FARAH TRAVASSO
‘’A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE’’
[pic 3]
MANAUS/AM
2018
Município | Manaus – AM |
Escola | CMEI São Francisco |
Período Pré-Escola | 2º Período |
Professores | David Alves, Juliana Dias, Larissa Freitas, Taís Mariane e Tamires Farah. |
Tema Indicado | Conhecendo a Natureza Através do Lúdico |
Tempo de Realização da Atividade | 4 horas |
Data | 10 de Julho de 2018 |
- Especificação das Experiências de Aprendizagem Vinculadas à de Conhecimento “A Criança, a Natureza e a Sociedade”.
A partir da atividade que será aplicada, teremos por objetivo, praticar a interação da criança com a natureza e ensinar a importância de preservar o meio ambiente. Aqui será especificado como esta atividade vai ser aplicada de forma lúdica, para que as crianças brinquem e aprendam ao mesmo tempo.
Durante a atividade, faremos uma excursão pela área verde da escola, onde as crianças poderão tocar nas plantas e na terra. Isso fará com que elas tenham um contato direto com a natureza, podendo sentir suas diferentes formas, aromas, cores e texturas. Dessa forma será trabalhada suas capacidades motoras e sensoriais. Isso também irá despertar suas curiosidades, o que fará a atividade ser bem mais prazerosa para elas.
Apresentar conhecimentos sobre reciclagem também será um foco da atividade, com isso, poderemos trabalhar a importância do cuidado com a natureza e o quanto a poluição é prejudicial para o planeta. Partindo dessa ideia, vamos fazer uma atividade prática, que irá permitir as crianças de colocarem em prática suas ideias e criatividades.
A atividade que será desenvolvida vai trabalhar alguns conceitos sobre a interação com o meio ambiente e como essa interação pode se desenvolver e qual sua importância para o desenvolvimento infantil. Segundo o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), para que se sintam confiantes para expor suas ideias, hipóteses e opiniões, é preciso que o professor promova situações significativas de aprendizagem nas quais as crianças possam perceber que suas colocações são acolhidas e contextualizadas e ofereça atividades que a façam avançar nos seus conhecimentos por meio de problemas que sejam ao mesmo tempo desafiadores e possíveis de serem resolvidos. (BRASIL, 1998, v. 3, p. 204)
Essa atividade tem por objetivo permitir que a criança tenha um contato mais profundo com a natureza trabalhando sua relação com o meio ambiente. Trabalhar a importância da preservação da natureza e os seus benefícios em sala de aula é propor uma atividade diferenciada, divertida e altamente rica, quando se trata de desenvolvimento infantil. Segundo Lev Vygotsky, o saber que não vem da experiência não é realmente saber.
JUSTIFICATIVA
Atualmente observa-se a necessidade de a lucidade estar sempre presente no cotidiano escolar e isso vem contribuindo com as concepções psicológicas e pedagógicas do desenvolvimento infantil. Dessa forma, as atividades lúdicas ajudam a vivenciar fatos e favorecer aspectos da cognição. Brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino aprendizagem bem como para que se estruturam os conceitos de interação e cooperação.
O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da natureza no processo de ensino aprendizagem, sobretudo na Educação Infantil e visa a ludicidade como caminho para aprendizagem e construção do conhecimento através da construção de brinquedos. Existem formas em que a atividade lúdica pode contribuir para a aprendizagem na Educação Infantil, pois notamos a sensação de prazer que envolve as crianças em suas atividades lúdicas, que por sua vez, desenvolve maior interação com os professores e os colegas. A observação intencional da natureza também aguça a curiosidade da criança para descobrir os fenômenos naturais presentes no dia-a-dia como a apreciação das mudanças no tempo de um dia ensolarado, outro dia chuvoso ou nublado; a observação de uma planta que sem o sol muda a coloração das suas folhas; dentre muitos outros conhecimentos que farão a criança formular a sua própria concepção de natureza. Sabendo-se que um dos principais objetivos da escola é proporcionar socialização, por esse motivo não se deve deixar as crianças presas em suas bancas, porém incentivar os trabalhos em grupos, a troca de ideias.
...