Conhecendo os Irmãos Grimm
Por: Ramile Pereira • 28/5/2016 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................ 4
1 RESENHA CRÍTICA:
Capítulo 1: Conhecendo os Irmãos Grimm........................................................................................ 5
INTRODUÇÃO
No livro intitulado “Irmãos Grimm e Estratégias de leitura” foi escolhido pelo professor um capítulo ao qual será feita uma resenha crítica. O capítulo 1 nos traz um pequeno resumo falando um pouco sobre os Irmãos Grimm relatando seus passos e como foi criado seus contos.
1 RESENHA CRÍTICA:
Capítulo 1: Conhecendo os Irmãos Grimm
O capítulo um do livro “Irmãos Grimm e Estratégias de Leitura” de Maria Amélia de Castro Cotta nos fala como foi sua pesquisa sobre os irmãos Grimm na Alemanha. Ela tinha dúvidas sobre as histórias que eles contavam e assim decidiu pesquisar um pouco mais sobre eles quando deu início aos seus estudos de doutoramento.
Através das pesquisas realizadas Maria Amélia descobriu que os contos dos irmãos Grimm possuem diversas traduções, sendo uma diferente da outra, pois cada tradutor tem o seu jeito de interpretar.
Ela encontra, talvez, uma das maiores contribuintes para as histórias dos Grimm; histórias estas que são contadas de formas diferentes dependendo da pessoa que à conta. Segundo esta senhora, que poderia ser uma das maiores contribuintes para as histórias dos Grimm, o que ela contava aos irmãos eram lendas que viajantes lhe contavam durante sua passagem na taverna de seus pais. Ela contava essas lendas oralmente para os irmãos que a transcreviam mudando algumas coisas.
Maria Amélia ainda fala que nos contos de Grimm, a intenção de realizar registros de uma cultura, de certo tempo histórico, é central. São considerados como tendo um grande valor não somente pelas histórias em si, mas também porque deram início à tradição dos estudos folclóricos devido aos personagens que apareciam em suas histórias, como bruxas, lobisomens, dragões, etc.
Estas histórias tem certa “cultura no olhar’, pois quando são descritas as florestas e personagens, nós imaginamos isso com o conhecimento prévio de nossa realidade; fazendo assim com que o imaginário e o real estabeleçam uma linha tênue.
Tudo que Maria Amélia de Castro Cotta fala neste é capítulo deve ser aproveitado. Para a geração de hoje é importante saber os fundamentos das histórias passadas para saber quais modificações elas sofreram ao longo dos tempos, em que partes foram mudadas e porque foram.
Conhecendo melhor a histórias dos irmãos Grimm através deste livro, podemos ainda interagir mais com os jovens de hoje, que muitas vezes conhecem estas histórias, mas não sabe quem às escreveram. É possível fazer aulas mais dinâmicas produzindo teatros para haver uma melhor compreensão.
Através da leitura deste livro o jovem também pode despertar mais seu interesse pela leitura, buscando cada vez mais informações por histórias produzidas por eles ou até mesmo uma que conte mais sobre sua vida. Pois há outros trabalhos que abordam com maior número de detalhes a história por trás dos contos de fadas, que dá para se trabalhar contando a história original e a que foi modificada, lendo, por exemplo, a uma criança mais nova encarnando no personagem, o que lhe chamará mais atenção.
...