Conhecimento linguístico e função comunicativa: O sistema da linguagem
Por: tagami • 10/3/2017 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 1.438 Visualizações
Conhecimento lingüístico e função comunicativa:
O sistema da linguagem tem como foco a interação verbal, consiste por meio de texto ou discursos falados e escritos. Esse processo depende da ação ou interlocução lingüística entre sujeitos. O professor deve valorizar o uso da linguagem em diferentes situações ou contextos sociais, considerando as diversidades de funções e as variadas formas e estilos de falar dos alunos. Trabalhar com materiais variados que atendam as necessidades atuais da sociedade é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, além da interação e comunicação é necessário organizar atividades com textos, livros, revistas, e outros, recursos variados que estimulam a reflexão dos alunos as várias possibilidade e necessidades de emprego da língua.
Conhecimento pedagógico e função avaliadora:
A avaliação é um processo muito importante na alfabetização, apresenta pontos importantes na formulação das práticas pedagógicas. Assim é necessário fazer registros durante o processo de aquisição de aprendizagem dos alunos, identificando suas dificuldades, utilizar estratégias de intervenção sempre que for necessário para seus avanços. No entanto a função avaliadora deve ser contínua, diagnóstica, descritiva e quantitativa sempre orientando nas aprendizagens dos alunos.
Conhecimento letrado e função de socialização:
O ato de ler é uma pratica social, onde envolvem os gestos e as habilidades desenvolvidas pelo leitor. O sujeito se apropria da leitura quando reconhece a função de um jornal, entende uma publicação, consegue localizar pontos de acesso, e assim por diante. Lembrando que não é necessário que a criança tenha que saber a ler para ter o prazer da leitura, ela pode manusear livros, revistas tentar adivinhar o está escrito ou tentar “ler”. O letramento significa conhecer os usos e as funções sociais da língua escrita, valorizar e compreender suas diferentes funções na variedade de gêneros.
Conhecimento psicológico necessário no ato pedagógico:
O ensino da linguagem depende do funcionamento psicológico da criança e seu desenvolvimento cognitivo. O interesse pelo estudo parte pela compreensão dos mecanismos psicológicos e pelas ações intencionais, pois a linguagem está relacionada à intenção, porque falar é expressar ideias, crenças e valores. A aprendizagem ocorre através da interação das crianças umas com as outras e com o objeto de estudo.
As práticas de intervenção pedagógica:
As práticas de intervenção pedagógica do professor são muito importantes para o aprendizado de seus alunos. O educador tem um papel de planejar suas intervenções pedagógicas que viabilizem as necessidades de aprendizagem de seus alunos, respeitando o nível que cada um tem para aprender, identificar as dificuldades e promover estratégias de intervenções para que avancem e superem os desafios.
...