Consideração do texto: Contribuições da análise do comportamento à educação
Por: Felipe Bispo • 1/5/2018 • Resenha • 507 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
Consideração do texto:
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo.
Ficou claro as contribuições de análise de comportamento ao meio educacional. Diante de tantos desafios encontrados nas salas de aula é preciso à identificação de práticas de ensino que aumentem as chances do aluno aprender.
Vale salientar que o planejamento deve ser sempre flexível, e o que deve ser ensinado deve estar muito claro ao professor, cada aluno é individual em seus comportamentos, dificuldades e aprendizagem, para alcançar um aprendizado significativo e efetivo o professor deve ser um facilitador, dar importância ao desenvolvimento emocional, a relação professor aluno ajuda na aprendizagem.
O texto também expressa uma visão da necessidade de revisão das práticas do ensino que temos atualmente, nos leva a pensar a necessidade de novos comportamentos para aprendizagem.
É clara a importância da psicologia na educação, seu papel é analisar o comportamento dos alunos e em cima disso trabalhar suas capacidades.
De uma forma geral é possível identificar nas diversas regularidades do comportamento, nos dando o conhecimento para lidar com cada um deles especificamente, obtendo resultados mais eficientes. Tornando desta forma possível a aplicação dessa análise no meio educacional.
)Tendo em vista que o valor ético por excelência do papel da educação é a sobrevivência do grupo (sua cultura), a escola tem o papel fundamental de ensinar comportamentos significativos para os alunos e para o seu grupo. E este é o objetivo ultimo da educação, o desenvolvimento de comportamentos que serão vantajosos no futuro, comportamentos que possibilite ao individuo viver em sociedade, tais como autocontrole, resolução de problemas e tomada de decisões, isto tudo vai contribuir para a sobrevivência da cultura. Essa visão privilegia valores como a solidariedade em vez do individualismo.
Pelo pensamento Behaviorista Radical o comportamento do homem é gerado pelo meio em que vive e suas condições externas. E ao analisar o seu modo de agir o professor terá mais condições de avaliar e criar métodos que favoreça a sua aprendizagem. A segunda contribuição diz respeito ao papel do professor do modo que ele interpreta os problemas educacionais e como ele aplica seus métodos no conceito educacional. Na terceira o professor criar condições que facilitem a aprendizagem do aluno sistematizando propostas de ensino tendo como base comportamental.
Ensinar: O professor de fato terá pleno conhecimento em como facilitar o modo de ensino, de forma diferenciada sempre buscando despertar a curiosidade dos alunos e os cativar, com isto irá despertar o desejo por novos hábitos e práticas. O professor terá conhecimento no comportamento de cada aluno, sabendo como trabalhar com cada individualidade. O professor deve obter as informações, mas o mais importante é saber como transmitir para o aluno, é necessário muito empenho e dedicação para ensinar cada aluno com seu modo de aprender diferente.
Aprender: O aluno terá que desenvolver a responsabilidade pelo ensino, tendo compromisso no dever de apreender, com isto aprenderá com muito mais facilidade, pois o professor irá trabalhar seus pontos positivos, explorando o que o aluno tem de melhor. Com tudo terá por fim um excelente resultado.
...