Construção Conhecimento Pedagogia
Por: Michele Hauser • 4/11/2019 • Trabalho acadêmico • 427 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Michele Lopes Hauser RGM 204 563 52
Na construção do conhecimento, o pedagogo deve levar consigo a reflexão da praxi pedagógica, aliando o conhecimento teórico á pratica, buscando conhecer, pesquisar e aprofundar-se, melhorando suas estratégias de ensino, percebendo a necessidade de cada criança; identificando seus conhecimentos prévios e suas dificuldades.
O estagio supervisionado possibilita ao futuro professor conhecer a proposta pedagógica, identificar o papel do educador no dia a dia da sala de aula e no meio em que vive, possibilita ainda começar a construir sua identidade profissional, suas habilidades e ainda reflexões sobre sua futura carreira.
Outro fato a se observar quando trabalhamos com crianças de 0 a 5 anos é que alguns profissionais esquecem-se do cuidar e educar ao mesmo tempo, onde essas ações precisam estar em harmonia na formação da criança.
Segundo RCNEI, Brasil (1998, p. 22), “no processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar”. Sendo assim, os profissionais da Educação Infantil deparam-se com um desafio, na sua prática, que é compreender, conhecer e reconhecer as peculiaridades da criança. Aliada a essa compreensão, demanda-se a necessidade de uma educação integrada, focada nas dimensões de cuidados, brincadeiras e educação de forma integrada.
O planejamento faz-se necessário para a praxi do docente, podendo utilizar de jogos, brincadeiras e artes para que o ensinamento aconteça de forma lúdica.
É na brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas.
Outro ponto importante, como dizia FREIRE, em Pedagogia da Autonomia, pg. 35: ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
Conclui-se por fim, que o estagio supervisionado na educação infantil, deve servir de experiência e analise, mas nem sempre de repetições, aprimorando o que foi positivo nas situações do convívio educacional durante o período, continuando os estudos e pesquisas, possibilitando apresentar novas propostas nos desafios da teoria com a prática docente.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: M EC/SEF, 1998.
EDITORA Realize Disponível em:
https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1206_01092017220359.pdf.Acesso em:26 de Agosto de 2019.
FREIRE, Paulo, pedagogia da autonomia, ASão Paulo:Paz e Terra,1996.
GERIR seus alunos e sua identidade profissional. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/desafios-entre-a-teoria-e-a-pratica-na-educacao-infantil/20611gerir aos seus alunos e a sua identidade profissional.Acesso em: 27 de Agosto de 2019.
...