Construtivismo
Por: terezaeli • 7/7/2015 • Projeto de pesquisa • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 962 Visualizações
TEMA:
Construtivismo na escola.
DELIMITAÇÃO:
A prática do construtivismo em uma escola da rede pública Municipal rural de Manaus, nas séries iniciais.
JUSTIFICATIVA:
A escolha do tema se deu pela inquietação da resposta sobre como o construtivismo é trabalhado nas escolas da rede pública de Manaus e sua relevância no processo de aprendizado das crianças da faixa etária de 07 a 09 anos.
PROBLEMÁTICA
Quais as dificuldades encontradas pelos educadores, para se trabalhar a tendência construtivista em uma escola pública rural do Município de Manaus?
QUESTÕES NORTEADORAS
- O que é construtivismo?
- Qual a percepção do educador em relação ao construtivismo?
- Como é trabalhada a tendência construtivista na escola?
OBJETIVO GERAL
Analisar as dificuldades encontradas pelos educadores, para o exercício da prática do construtivismo em uma escola pública rural do Município de Manaus?
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Conceituar o que é construtivismo
- Entender a percepção do educador em relação ao construtivismo
- Compreender como é trabalhado a tendência construtivista na escola
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O trabalho foi, elaborado através da leitura de livros, pesquisas em trabalhos científicos, com base em Frederich Froebel e Piaget, (2006 p.48).
Levando a teoria do construtivismo à prática através dos conceitos publicados pelo autor e outros conteúdos.
Na pesquisa foram utilizados e elaborados brinquedos não estruturados e, para o aproveitamento e características e inteligências múltiplas das crianças. Foram aplicadas as atividades lúdicas distribuídas por faixa etárias separadas pelo sexo masculino e feminino, a equipe analisando um grande aproveitamento por parte dos mesmos.
As brincadeiras colocadas em práticas foram:
Construindo o alfabeto silábico, matemática multifuncional, acerte o alvo e ganhe prêmios, construindo minha árvore, jogo da coordenação motora e cognitiva. Em relação ao gênero de sexo, foi encontrado afetividade, mas também em algumas crianças o individualismo.
No construtivismo o sujeito e o objeto não são estruturas separadas, mas constituem uma só estrutura pela interação recíproca. O sujeito não existe sem o objeto nem o objeto sem o sujeito. (BECKER); (KANT). P. 46 ano (2006).
Foram aplicada as provas ou brincadeiras na faixa etária de 7 a 9 anos, as meninas nas brincadeiras que não envolviam a parte física se saiam melhor, mas os meninos são mais agiu na parte física. Mas foi observado um baixo nível de aprendizado, tanto na escrita como na leitura. Foi observado que tanto as meninas quanto os meninos tem a mesma percepção, tanto na montagem de figuras, e também nos movimentos corporais.
Também observamos as crianças com relação a bloqueios, mas todos elogiaram os seus professores e professoras, uma escola muito bem organizada por seus corpo docente, e seu gestor.
Através de pesquisa feita pela equipe do construtivismo, ou a aplicação do projeto, as crianças ficaram muito satisfeitas pelas brincadeiras lúdicas apresentadas. Também as mesmas, segundo os próprios educadores da escola, elas (crianças) se soltaram. O que mais chamou atenção foi que elas pediram e perguntaram quando voltaríamos.
A teoria de alguns pensadores, o educador é a referência para as crianças. Nesta teoria que os educadores devem enriquecer seus conhecimentos, através dos livros, revistas e artigos científicos que ampliem seus conhecimentos, para ter uma boa didática e um bom método pedagógico.
Frederich Froebel destacou-se no senário educacional dos tempos modernos pelas suas ideias com relação a educação infantil. Era considerado por muitos como o inspirado. Fundador da educação infantil, jardim de infância.(2006. P. 46).
...