Construção do perfil ideal
Por: sarrico1093 • 6/2/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 930 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
A Construção do Perfil Ideal
Grupo 05 - 6º Semestre
Professora
Matéria: Pedagogia Empresarial
São Paulo
2016
Grupo 05
São Paulo
2016
Sumário
Introdução 4
Sondagem 4
Feedback 5
1-Porque foi escolhido? 5
2-Quais as responsabilidades do novo cargo? 5
3-Quais habilidades serão necessárias, e o que esperam de mim? 5
4-Pessoalmente, aceitar o cargo será bom? A oportunidade é boa para o futuro profissional? As vantagens são boas? 5
Capacitação 5
1-Investir em treinamento: .6
2- Educação continuada: 6
3- Formação de líderes: 6
4- Educação corporativa: 6
Introdução
A construção do perfil ideal deve ser iniciada pela sondagem de um profissional para determinado cargo, buscando e aperfeiçoando as aptidões necessárias.
O pedagogo tem a missão de observar e descobrir seres humanos dispostos a enfrentar desafios e que se encaixam nas qualidades que um bom profissional deve possuir, considerando a vaga pretendida, além disso, o mesmo passará por processos de capacitação e qualificação para prepará-los para o cargo.
Aqui iremos promover um colaborador da linha de produção para um cargo de supervisor, independente da sua formação escolar, pois, a empresa oferece cursos de preparação, o colaborador é esforçado, interessado, tem postura profissional e está disposto a se qualificar e construir sua carreira.
Acompanharemos os processos abaixo nas próximas etapas:
- Sondagem: A escolha do perfil ideal;
- Feedback: Apresentar a proposta para o colaborador escolhido;
- Capacitação: Preparar o colaborador para o cargo e desenvolve-lo enquanto profissional e ser humano.
Sondagem
O pedagogo é responsável pela percepção objetiva a respeito do colaborador em três aspectos interligados:
- A formação da pessoa, biografia e socialização.
- Formação educacional.
- Experiências profissionais.
E devido o “investimento” oferecido pela empresa, o item mais relevante é a “Formação da Pessoal”, a “Qualidade de ensino” é apenas um título, o que se pode realmente ser considerado é a dedicação e assiduidade do colaborador, motivando e envolvendo com sua função.
A sondagem partirá também constante observação das amizades, humor, relacionamento, capacidade e dificuldades a serem desenvolvidas e trabalhadas, a partir disso, o pedagogo encontrarão as soluções e meios para aprimorar e “lapidar” o “Perfil Ideal”.
Feedback
- Porque foi escolhido?
Dizer ao colaborador os motivos pelo qual ele foi escolhido, apontar os pontos positivos e o diferencial observado nele.
- Quais as responsabilidades do novo cargo?
O colaborador precisa ficar totalmente ciente das responsabilidades que serão direcionados a ele, para que as informações fiquem claras e não acarretam futuros traumas.
- Quais habilidades serão necessárias, e o que esperam de mim?
Mesmo que haja cursos e treinamentos, o colaborador precisa saber quais habilidades ele desenvolverá, para se preparar para as cobranças e expectativas impostas a ele.
- Pessoalmente, aceitar o cargo será bom? A oportunidade é boa para o futuro profissional? As vantagens são boas?
Um dos pontos importantes são as vantagens e benefícios conquistados pelo colaborador enquanto funcionário e ser humano, expor as vantagens financeiras e pessoais que ele possuirá, alem do aumento de salário e benefícios, o sucesso e a realização pessoal farão com que o cargo se torne ainda mais valioso.
Capacitação
Capacitar é habilitar, tornar capaz, convencer, mudar o comportamento, ensina a mudar de atitude, passar conhecimentos e habilidade. E também desenvolver a capacitação intelectual, física, emocional e moral do ser humano e leva-lo a um rumo a ser seguido, direcionar.
...