Conteúdos e Processos de Alfabetização
Por: Francisco Matta Lima • 25/9/2019 • Resenha • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 154 Visualizações
Dificuldades de Aprendizagem
[pic 1]
Johnny Silva
Introdução
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida. O termo se refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender a ler, escrever e fazer cálculos matemáticos. Isso ocorre devido a um barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional. Por se tratar de questões psicopedagógicas, as dificuldades de aprendizagem podem ser resolvidas no ambiente escolar.
Língua
A língua é um instrumento de comunicação, sendo composta por regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam comunicar-se e compreender-se. Esse sistema necessita da interlocução, não sendo possível um sujeito criar sua própria língua e espera que outro a entenda sem antes ensiná-lo.
Alfabetização
No geral a alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e a apropriação do sistema de escrita, mas graças ao trabalho de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, o conceito de alfabetização não se resume apenas a codificação e decodificação de códigos linguísticos, mas que a criança aprenderia por meio da linguagem a observar de forma crítica o mundo a sua volta aprendendo com ele e sabendo o representar.
Letramento
O significado de letramento se torna a efetivação da alfabetização, que nada mais é que utilizar do código aprendido para ler e descrever o mundo. Utilizar no meio social e entender que faz parte de um sistema organizado, por isso há níveis de letramento e diferentes formas de se utilizar.
Ensino da língua escrita
O ensino da língua escrita, que é a apropriação do código alfabético, são feitas de algumas formas que foram se transformando ao passar dos anos, porém o sistema alfabético é algo que não muda, porém a forma de aprender varia de pessoa para pessoa. No geral a criança aprende primeiro o que são letras, para depois aprender a formar sílabas, para depois aprender a formar palavras e em seguida frases e textos. Esse sistema é chamado de método analítico. Outro método parte da frase como um todo chamando atenção para as pequenas partes que o formam, que é o chamado método sintético. Outro método que trata a criança como um ser pensante baseados no estudo de Piaget e Ferreiro é o método construtivista, onde o aluno é instigado a pensar por si, e desenvolver autonomamente seu próprio aprendizado.
Os eixos necessários à aquisição da língua escrita
As capacidades selecionadas estão organizadas em torno dos eixos mais relevantes para a apropriação da língua escrita:
▪ Compreensão e valorização da cultura escrita;
▪ Apropriação do sistema de escrita;
▪ Leitura;
▪ Produção de textos escritos;
▪ Desenvolvimento da oralidade.
Dificuldade de Aprendizagem - DA
A dificuldade de aprendizagem é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. Pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida. O termo se refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender a ler, escrever e fazer cálculos matemáticos. Isso ocorre devido a um barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional.
Características de alunos com DA
Alguns exemplos de transtornos de aprendizagem mais conhecidos são:
▪ Dislexia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam, tipicamente, uma dificuldade de leitura. É muito comum, apresentando mais de 2 milhões de casos relatados por ano no Brasil.
▪ Disgrafia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam dificuldade na escrita. Isso inclui, principalmente, erros de ortografia, como trocar, omitir, acrescentar ou inverter letras.
Características de alunos com DA
▪ Discalculia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio são afetados, principalmente, em sua relação com a matemática. Portanto, os sinais envolvem dificuldade em organizar, classificar e realizar operações com números.
▪ Dislalia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio demonstram dificuldades na fala. Eles podem ter alterações da formação normal dos órgãos fonadores, dificultando a produção de certos sons da língua.
Características de alunos com DA
▪ Disortografia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio geralmente também são afetados pela dislexia. Ainda que se relacione à linguagem escrita, a disortografia é mais ampla do que a disgrafia. Pode envolver desde a falta de vontade de escrever até a dificuldade em concatenar orações.
▪ Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam baixa concentração, inquietude e impulsividade. Foi constatado que uma das causas do TDAH é genética e que há implicações neurológicas. O TDAH já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno legítimo.
Concepções da aprendizagem na visão interacionista
Na concepção interacionista o aluno aprende por meio da convivência com o outro, através da interação social, seja por meio da imitação, da instrução ou colaboração. Essa interação faz com que a criança viva o aprendizado e depois internaliza isso dentro dela. Essa forma de aprendizado é baseada na premissa de Vygostky, e é de extrema importância para a sociedade, pois é dessa forma que o aprendizado vai passando de geração em geração e nos permite ter uma história para lembrar e aprender com ela.
...