Contexto Empresarial
Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThaynaraSouza • 22/10/2013 • 1.833 Palavras (8 Páginas) • 253 Visualizações
THAYNARA GONÇALVES DE SOUZA
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho de produção textual interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de introdução a contabilidade e fundamentos da administração e da economia.
Orientador: Vânia de Almeida Machado
Mônica Maria Silva
GURUPI
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTEXTO EMPRESARIAL 4
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.2 Conceito De Patrimônio.................................................................................4
3 DEMONSTRAÇAO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 5
3.1 ANÁLISE DE MERCADO 5
4 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 6
5 ESTRUTURAS DE MERCADO 7
6 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 8
7 CONCLUSÃO.................................................................................................10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Nesse contexto empresarial, serão apresentados as ideias de autores sobre as funções administrativas, que incluem o planejamento, a organização, a direção e o controle, sobre o patrimônio que é um conjunto de bens, direitos e obrigações, sobre as origens e aplicações de recursos, a análise de mercado, a demanda, a estrutura de mercado e sobre a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.
2 CONTEXTO EMPRESARIAL
2.1Conceitos de funções administrativas
Foi Fayol quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas. Na época a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Atualmente ainda se faz importante análise dessas funções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. A sua atuação terá impacto fundamental no resultado das empresas.
As funções administrativas incluem o planejamento, a organização, a direção e o controle.
O planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analizam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando provisões futuras. Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos.
A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado e o controle está diretamente relacionado com planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido.
2.2 Conceito De Patrimônio
O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados á entidade.
Se usarmos o dicionário encontraremos a seguinte definição do patrimônio para a contabilidade: “ A parte jurídica e material da azienda’’ ( Ferreira, 1994,p.488).
Quando vemos patrimônio como objeto de estudo da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado. Segundo Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.
E o Conselho Federal de contabilidade (2006, p.19) no apêndice á resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantitativo.
No patrimônio os bens refere-se a parte do patrimônio que demanda mais controle, principalmente os bens comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias, pois o resultado da empresa depende de um bom sistema de controle. Os direitos refere-se a haveres ou créditos que temos contra alguma pessoa ou empresa, é o poder jurídico de exigirmos alguma coisa ou valor de alguém.
E as obrigações são dívidas que a pessoa ou empresa tem a pagar a outras pessoas. As obrigações normalmente têm prazo de vencimento determinado.
3 Demonstração das origens e aplicações de recursos
Braga (1995) diz que o objetivo da Doar (demonstração das origens e aplicações de recursos) é detalhar as operações responsáveis pelas variações no CCL, pois mostra quais foram as origens de recursos e onde foram aplicados. Ela também detalha de forma completa quais as operações que afetam o CCL. As origens de recursos são: recursos das operações; recursos dos acionistas; e recursos de terceiros. As aplicações de recursos são: aquisições de imobilizado; adições ao custo do ativo deferido; aplicações em investimentos permanentes; aplicações em investimentos temporários a longo prazo; aplicações em realizáveis a longo prazo; reclassificação para o passivo circulante de valores classificados no exigível a longo prazo; e dividendos propostos.
3.1 Análise de Mercado
Mercado, em sentido genérico, é o local onde se encontram os produtores e os consumidores de determinada zona ou região econômica.
Os vários aspectos do mercado; tais como a atuação conjunta e simultânea da oferta e da demanda, com o objetivo de determinar o preço de mercado e, consequentemente, a quantidade a ser negociada de um determinado produto. A análise da interação entre a oferta e a demanda pressupõe três condições básicas, quais sejam o desejo por parte das empresas de livre mercado e maximização de lucro e, por parte, dos consumidores a maximização da satisfação.
O livre mercado pressupõe a atuação de empresas sem influências externas, tais como a
...