TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições da Psicanálise para a Educação

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuições da Psicanálise para a Educação

Na Educação tanto quanto na Psicanálise o objeto de estudo e interesse é o ser humano. A educação constitui um elo essencial no desenvolvimento da sociedade, pois é através da educação escolar que se têm contato com os conhecimentos construídos historicamente e a psicanálise como um método ou modelo terapêutico, pode dar suporte para que as ações pedagógicas contribuam na formação de um sujeito equilibrado, com condições de desenvolver todo o seu potencial. Os educadores devem conhecer os processos que passam a formação psíquica da criança, do adolescente e do jovem, as relações que se desenvolvem nos diversos ambientes que transitam, pois assim, melhor informados, esses profissionais, podem promover a intervenção nos processos de aprendizagem e contribuir na formação equilibrada desse ser social.

A criança, ao chegar à escola, traz consigo uma experiência vivida com a família, com um inconsciente com todas as suas frustrações e decepções de seu drama interior, com seus desejos, sua história. A pedagogia, portanto, poderia procurar se relacionar com essa expressão simbólica do aluno a partir das múltiplas situações oferecidas pelo grupo escolar e suas diferentes formas de atividade, oferecendo à criança oportunidade de expressar suas tensões. É dessa maneira que a psicanálise pode ajudar o educador, permitindo a possibilidade de uma compreensão em profundidade do sujeito, no que ele tem de mais pessoal e de mais íntimo. Para isso, é necessário que a escola não mantenha os alunos numa relação de obstáculos à autoridade do professor. Este deve lembrar que as dificuldades encontradas pelo aluno, na escola, podem ser de origem afetiva. A relação professor-aluno depende, em grande medida, da maturidade afetiva do professor. Se esta lhe permite resolver suas próprias dificuldades, ele poderá ajudar a criança a viver e a resolver as suas. A Psicanálise pode oferecer condições para o professor lidar com o aluno em sala de aula, na situação de aprendizagem, podendo levar a melhorias do desempenho das próprias funções.

A Psicanálise trouxe uma nova forma de olhar a criança e a infância. O maior contributo de Freud, para os profissionais da educação, reside no fato de ter conduzido a uma forma nova de olhar a infância. Ao longo dos últimos cem anos, a Psicanálise teve um papel incontornável na compreensão do funcionamento mental e, inevitavelmente, os seus contributos foram sendo progressivamente integrados no domínio educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com