Cultura Material e Imaterial
Por: Flavinha Jimovskei Veiga • 17/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 574 Visualizações
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CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
Cultura material e imaterial
Angela Silva de Aquino Ferreira – RU nº 1367882
Flávia Freitas Jimovskei Veiga – RU nº 1359979
Khamylla Paula Gomes de Oliveira – RU nº 1258081
Maria Flor de Maio da Silva Marques – RU nº 1276749
Resumo: O trabalho apresenta o conceito de cultura material e imaterial, exemplificando os tipos de culturas, a importância de trabalhar as culturas na escola e uma proposta de atividade para trabalhar as culturas material e imaterial com os alunos. A ênfase será na cultura afro-brasileira, bem como as manifestações culturais relacionados a crença – Candomblé no Brasil, trabalhando a questão da discriminação e intolerância religiosa.
Palavras-chave: Importância da cultura material e cultura imaterial na escola; Cultura Afro-Brasileira - Candomblé; Intolerância Religiosa;
INTRODUÇÃO
"O Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural".(Declaração de Caracas - 1992). O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira, conforme o artigo 216 da Constituição Federal, configuram patrimônio:
"as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico."
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Brasil é o responsável por promover e coordenar o processo de preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, em suas dimensões material e imaterial.
Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.
Assim, o Patrimônio histórico e cultural de uma sociedade tem sua importância baseado no fato de que são eles que trazem preservada, a memória coletiva da comunidade, suas lutas, seu cotidiano. A preservação destes bens, que são públicos faz permanecer viva a histórica local de um país, estado, região ou cidade.
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR AS CULTURAS MATERIAL E IMATERIAL COM OS ALUNOS
Tema: Religião Afro-Brasileira - Candomblé
A Escola é um espaço aberto para discussão é reflexão da realidade e é neste espaço que estão sendo formados cidadãos conscientes que contribuirão para o desenvolvimento da comunidade nos vários setores.
E quando se trata trabalhar temas ligados História e Cultura Africana e Afro-Brasileira é fato que diversos professores têm dificuldades em trabalhar isso ocorre, principalmente em função dos seus valores de vida e da falta de conhecimento sobre o assunto, dessa forma preferindo o silêncio perante essas situações, propiciando o aumento da discriminação racial nas escolas. Esse ritual pedagógico, que ignora as relações étnicas estabelecidas no espaço escolar, pode comprometer o desempenho e o desenvolvimento da personalidade de crianças e de adolescentes negros, bem como contribuir para a formação de crianças e adolescentes brancos com um sentimento de superioridade.
As religiões no decorrer da História do Brasil de base africana foram parte importante da identidade dos africanos e afrodescendentes e, através delas, houve a criação da resistência contra o escravismo cruel e a dominação dos europeus. Os aspectos da formação da identidade histórica e cultural da população brasileira são ligados também às religiões de matriz africana. No passado, as moradias de africanos nas cidades e no campo eram também lugares de práticas religiosas que muito contribuíram para a criação de consciências coletivas manifestadas por meio de revoltas, de ações de resistência e de libertação do povo negro. As religiões afro-brasileiras, como o candomblé, fazem parte do processo da consciência social assimilada de forma significativa por movimentos negros na atualidade, estando inseridas na consciência política existente na História da população afrodescendente.
A lei n. 11.645, de 10 de março de 2008, foi o resultado da importância de abordar o Candomblé em sala de aula que obriga, desde então, as escolas da educação básica a incluírem no currículo o estudo da História e cultura afro-brasileira e indígena. Como definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, “tais políticas têm como meta o direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional, expressarem suas visões de mundo próprias, manifestarem com autonomia, individual e coletiva, seus pensamentos”.
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