Currículo: Breve resumo sobre sua conceituação
Pesquisas Acadêmicas: Currículo: Breve resumo sobre sua conceituação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: socorrodantas • 11/12/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.722 Palavras (11 Páginas) • 687 Visualizações
Apresentação
Por meio deste portfólio, desejo construir e apresentar os conhecimentos obtidos na disciplina Currículo escolar, aplicado a UTA- Fundamentos Pedagógicos, ministrada pela professora Inge Renate Fröser Suhr.
Quando comecei a estudar essa disciplina, vi que estava diante de um grande desafio. Falar sobre currículo requer muito estudo e conhecimento, logo que é um campo vasto a ser explorado. Ele trata não somente do cronograma de conteúdos que serão trabalhados pelo corpo docente da escola, mas servirá também de instrumento para a propagação de cultura e transformação social.
Precisei ler, reler, pesquisar os artigos, fazer os exercícios propostos. Muitas perguntas começaram a surgir: Que benefício essa disciplina irá me beneficiar? Como e pra que ou para quem ensinar? Que desafio poderei encontrar e enfrentar no dia a dia da sala de aula?
Ao longo das aulas pude compreender a importância de avaliar essa disciplina, pois foram testadas nossa criatividade, a buscar incessantemente reflexões dos textos e artigos, garantindo a aprendizagem adquirida.
Para o melhor aproveitamento do mesmo, tive a ajuda do material de apoio proposto pela AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), os Slides das aulas, DVD contendo as explicações, alguns artigos de apoio e pincipalmente do livro A função do currículo no contexto escolar, das autoras LIMA, Michele Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria P.; PINHEIRO, Luciana Ribeiro.
Conclusão
A educação tem poder ímpar na sociedade, através dela é que o conhecimento é distribuído e o currículo passa a ser considerado como um veículo de interesses sociais que concordam com valores e crenças dos grupos dominantes. Nesse sentido entende-se que o currículo proporciona informações concretas sobre que ensinar, quando ensinar, como ensinar e que, como e quando avaliar. Assim, sendo uma das tarefas do currículo é proceder à análise, classificação, identificação e formulação das intenções que prescindem o projeto educacional.
Nos tempos atuais, saber lidar com essas situações; saber se modificar e ampliar conhecimentos; ter estratégias para resolver problemas; conviver em grupo e saber se relacionar; apontar sugestões é características necessárias a todas as pessoas, em qualquer momento, dentro e fora da escola.
O mundo está em movimento acelerado de transformações e a escola, como veículo socializador, deve oferecer um currículo que acompanhe essas mudanças para que não se torne algo obsoleto, sem funcionalidade quando relacionarmos com outras instâncias de informações tão próximas e tão presentes na vida da humanidade.
A escola deve ser verdadeira formadora de cidadania. É nela que os alunos chegam; e com o passar do tempo e com o desenvolvimento de suas potencialidades motivadas e moldadas, através de bons currículos vão amadurecendo, ideias, personalidades, caráter e decorridos muitos anos serão pessoas maduras, prontas a serem colhidos pela vida e pelo mercado de trabalho.
1. Introdução
O currículo é um elemento dentro do contexto escolar, um dos documentos que orientam o trabalho do professor que precisa ser elaborado coletivamente pelos membros da escola e estar de acordo com a realidade da mesma e dos alunos, de modo que propicie a diversidade de conteúdos, inclusão e atividades desenvolvidas extraclasses.
Partindo desses princípios de que as creches, pré-escolas e demais instituições de educação colaboram para a formação da cidadania, este trabalho pretende socializar a discussão sobre o currículo escolar, não como um documento pronto e acabado, mas aberto e flexível a novas incorporações pedagógicas e educativas, de acordo com o contexto que está inserido a instituição da Educação, com a finalidade de nos ajudar a aprofundar o nosso conhecimento sobre o tema e trazer questionamentos sobre o que estamos entendendo por currículo e que modo esse entendimento vai influenciar o cotidiano das classes e escolas nas quais iremos atuamos.
2. Currículo: Breve resumo sobre sua conceituação
O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método, caracterizando-se como um instrumento facilitador da administração escolar.
Na atualidade, passou a ser entendido como o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula, referindo a planos e programas disciplinares, a objetivos educacionais, a conteúdos, ao conhecimento escolar e à experiência de aprendizagem, a grade curricular com disciplinas, atividades e cargas horarias, o conjunto de ementas e os programas disciplinares, os planos de ensino dos professores, as experiências propostas e vividas pelos alunos.
Saviani, 2000, completa: “O currículo traz na sua essência questões econômicas, politica, culturais e históricas que ultrapassam a ideia de uma simples seleção de conteúdos disciplinares”.
De modo geral, o currículo responde às perguntas:
O que ensinar? Como ensinar? Quando ensinar? Como e quando avaliar?
O enfoque curricular há de ampliar o "que", o "porque", o "para que" e, em que condições há que levar-se a cabo o ensino, mas sempre colocando no centro de suas considerações o aluno. Para que estes conteúdos curriculares cumpram seu objetivo é necessária uma adequada seleção e uso acertado das melhores estratégias didáticas, que não poderão ser independentes do conteúdo, dos objetivos e nem do contexto. É importante para atingir as metas pretendidas uma estreita colaboração entre a elaboração do currículo e a escolha de estratégias didáticas.
3. Momentos marcantes na história do currículo do Brasil.
Os currículos evoluíram ao longo do
...