TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo e Avaliação

Por:   •  14/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

1º AEED

Kerlley Silva de Sousa          Período: 7º                 Curso: Pedagogia

Indagações sobre Currículo

CURRICULO E AVALIAÇÃO

Apresentação

O caderno currículo e avaliação foi criado  como um dos 5 eixos organizadores, no objetivo de causar  um processo de debates nas escolas e nos sistemas de ensino sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.

No artigo 210 da Constituição Federal de 1988, determina como dever do estado para com a educação fixar “Conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a  assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos , nacionais e regionais.”

Com essa lei o MEC implantou vários sistemas educacionais:

Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil/RCNEI, os PCNs para o Ensino Fundamental, e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio.

Posteriormente p Conselho Nacional de Educação definiu as Diretrizes curriculares para a educação Básica.

No âmbito de alcançar os objetivos propostos sobre os desafios existentes nos processos educacionais, utilizando os desafios propostos pelas orientações e normas vigentes e preciso olhar de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagações sobre suas condições reais, suas historias, seu retorno e suas orientações internas. Elaboradas questões em o que é? Para que serve? O que se destina? Como se constrói? Como se implementa, observando a clientela diversificada o professor tende a ser observador do contexto real do aluno a cultura e seus valores.

O objetivo dos eixos apresentados são constitutivos o Currículo do lado de outros e tendem  a auxiliar o processo de desenvolvimento humano do sujeito no processo educativo e procura dialogar com a pratica do sujeito desse processo educativo e procura dialogar com a pratica do sujeito desse processo.

Introdução

I-Currículo d Avaliação

Currículo é tudo que se aprende tanto em âmbito escolar como fora dele.

Assim como avaliação, que também possui um âmbito maior pois a todo momento estamos avaliando com questionamentos  levantados.

 Ex: que roupa devo usar? O  dia esta quente? Etc..

Logo currículo e avaliação andam lado a lado, pois avaliação são as indagações e currículo o aprendizado das mesmas.

 No meio escolar existe o Currículo de Avaliação formal e informal.

Informal acontece de forma não sistematizada e não causal.

 A formal, é sistematizada, ou seja possui legitimidade politica na sua realização, possui princípios, critérios referenciados pelo Projeto  Político Pedagógico  Escolar a cerca do papel  social que desempenha a educação escolar.

A avaliação, como parte de uma ação coletiva de forma dos estudantes, ocorre, portanto, em varias esferas  com vários objetivos.

 Por tanto avaliação é global tanto para os educadores quanto para os educandos, pois todos passam pelo processo avaliativo e no âmbito escolar existem  3 forma de  avaliar:

A Avaliação da Aprendizagem dos estudantes que é de responsabilidade do professor, coordenador e  equipe Pedagógica.

 A Avaliação da Instituição que se destina ao professor e a todos os profissionais educacionais guiados por um Projeto Politico Pedagógico.

A Avaliação do Sistema Escola conjunto das escolas de uma rede escolar, na qual a responsabilidade principal é do poder publico.

Esses 3 (três) níveis de avaliação não são isolados  e necessitam de estar em regime de permanente troca, respeitando os protagonistas de forma que sse tenha legitimidade técnica e politica.

II-A avaliação e o papel social da  Educação Escolar        

>Que relação se estabelece?

A pratica educacional baseia-se muito hoje no cotidiano social, a bagagem do aluno, a cultura, crenças e a forma que o professor “vê o mundo” e da forma que adequa as praticas vividas.

 A avaliação é nada mais nada menos que uma classificação dos melhores ou piores avaliados.

Em termos de educação escolar, os melhores seguirão em frente e os piores voltaram para o inicio da fila refazendo todo o caminho do estudo.

 De forma comum avaliar é ainda atribuir notas.

Porem nós professores n  podemos seguir esse raciocínio e confundir avaliar com medir.

Avaliar  refere-se a reflexão sobre as informações obtidas com vista de planejar o futuro.

Medir refere-se ao presente e ao passado visa obter informações a respeito do processo efetuado pelos estudantes.

Avaliar é uma atividade que ocorre dentro do processo pedagógico, com objetivos e definições de conteúdos, métodos, visando ações educativas futuras.

Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorienta-lo  recebe o nome de Avaliação Formativa, e quando ocorre ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado deste recebe o nome de Avaliação Somativa, com objetivos diferenciados.

 A concepção de educação e de avaliação parte do principio de que todas as pessoas são capazes de aprender e de que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender do estudante, pois o que se vê hoje são experiências avaliativas de concepção classificatória com certas ou erradas, dessa forma, termina por separar aqueles estudantes que aprendem dos que não aprendem, havendo assim uma exclusão escolar.

Na avaliação formativa, o professor não avalia com o proposito de dar uma nota, pois a nota é uma decorrência do processo e não ao seu fim último, mas sim uma forma de orientação para os estudantes na realização de seus trabalhos e de sua aprendizagem, ajudando-o a localizar suas dificuldades e suas potencialidades, redirecionando-os em seus percursos, favorecendo os processos de auto avaliação, pratica ainda não incorporada de maneira formal em nossas escolas.

É fundamental e necessário avaliar, pois faz parte do processo ensino aprendizagem, não ensinamos se avaliar, não aprendemos sem avaliar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com