Cyber Bullying
Por: aschwager • 7/1/2016 • Trabalho acadêmico • 661 Palavras (3 Páginas) • 1.202 Visualizações
UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira
CYBERBULLYING
Seminário Integrador III
AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO
Niterói
2015
INTRODUÇÃO
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, nos diz na Seção III, Artigo 32º, que o Ensino Fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Infelizmente o “fortalecimento dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social” não tem sido um objetivo muito fácil de alcançar em nossas escolas. Vemos cada vez mais crianças e adolescentes cometendo Bullying, e com o avanço da disseminação das tecnologias, o atual Cyberbullying.
Iremos apresentar neste trabalho o que vem a ser o Cyberbullying e algumas sugestões de como nós educadores podemos ajudar a combater este tipo de agressão.
OBJETIVOS
• Definir o que vem a ser o Cyberbullying;
• Reconhecer a importância dos educadores em prevenir este tipo de violência que ocorre nas escolas;
• Apresentar sugestões de como os professores podem realizar esta prevenção.
DESENVOLVIMENTO
Existem diversos fatores que podem vir a prejudicar/dificultar o processo de Ensino Aprendizagem. Podemos citar como exemplos: a criação em uma família desestruturada, a qualidade da educação oferecida a este educando anteriormente ou o contexto social em que este aluno está inserido. Atualmente, soma-se a estes fatores prejudicais a aprendizagem, o Cyberbullying.
A palavra “Bullying” vem do inglês, e de acordo com o dicionário Babylon significa ameaçar ou intimidar. Já a palavra “Cyber”, também de origem inglesa, é associada a qualquer tipo de comunicação no mundo virtual. Sendo assim, temos que o “Cyberbullying” é a ameaça, a intimidação, a violência praticada contra uma pessoa a fim de causar sofrimento e/ou constrangimento, utilizando como canal de comunicação para tal objetivo, o mundo virtual.
Como educador é nossa obrigação fazer todo o possível para que a prática do Cyberbullying não ocorra em nossas escolas. Sabemos que as vitimas podem apresentar: distúrbio do sono, problemas de estômago, transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, dor de cabeça, falta de apetite, pensamentos destrutivos e em alguns casos até vontade de morrer. Obviamente, todos os sintomas que uma criança e/ou adolescente que sofre o Cyberbullying possa vir a ter são altamente prejudiciais para o processo de Ensino Aprendizagem e para a formação de um adulto saudável.
A melhor atitude que devemos ter para evitar o Cyberbullying é a prevenção. É de extrema importância que realizemos juntos com os nossos alunos campanhas de conscientização contra esta prática. Podemos realizar, por exemplo: confecção de cartazes apresentando o que é o Cyberbullying, apresentação de palestras com divulgação de casos reais de pessoas que sofreram este tipo de agressão, produção de peças teatrais dramatizando situações de Cyberbullying entre alunos
...