DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO
Por: Evelyn Vaez • 12/10/2018 • Relatório de pesquisa • 3.324 Palavras (14 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO.........................4
OBSERVAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO................................................5
PLANO DE AULA I......................................................................................6
PLANO DE AULA II.....................................................................................7
PLANO DE III..............................................................................................8
PLANO DE AULA IV....................................................................................9
PLANO DE AULA V...................................................................................10
PLANO DE AULA VI..................................................................................11
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DAS AULAS MINISTRADAS.......12
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DAS AULAS MINISTRADAS..........................................................................................13
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................14
REFERÊNCIAS ......................................................................................15
INTRODUÇÃO
O presente relatorio falará sobre as experiências vivenciadas na prática pedagógica de estágio supervisionado do ensino fundamental I, realizado no curso de Pedagogia no 6º semestre da Universidade Norte do Paraná(UNOPAR).
O estágio foi realizado na escola de ensino privado Colégio São Francisco, situado na Rua Treze de Maio,Nº4059 – Centro, Campo Grande/Ms , e oferece ensino da educação infantil I,II e III. Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho do coordenador pedagógico, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil deste estabelecimento de ensino.
Nas observações em sala de aula foi registrado a prática docente do Jardim III do turno matutino, assim como o relacionamento entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, tais como: brincadeiras, roda de história, roda de conversas, ateliês ou oficinas de desenho, modelagem e música , os alunos tem entre 5 e 6 anos de idade e já estão alfabetizados.
Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento semanal, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual do Colégio São Francisco. Em seguida, foi desenvolvida a aula, conforme o plano de aula elaborado.
O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.
A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO
A apresentação no Colégio São Francisco foi realizada com acolhimento pelos seus coordenadores e professores. Eles dão oportunidade a todos os estagiários que procuram essa instituição de ensino.
Percebe-se que, por esse motivo, a escola está sempre com vários estagiários, que se sentem à vontade para intervir na educação dos alunos, como se já fizessem parte do quadro de funcionários que trabalham nessa unidade de ensino.
O Colégio São Francisco foi fundado em 22 de setembro de 1977, é tradicional conteudista, oferece ensino de educação infantil I e II em dois períodos (matutino e vespertino), ensino em tempo integral com atividades extracurriculares, sempre visando o melhor aproveitamento e desenvolvimento dos alunos. O horário de funcionamento da escola é de segunda a sexta-feira das 7hs as 17h30min e é composta por: 16 salas de aula devidamente climatizadas com ar condicionado, lousa, mesas e cadeiras adequadas para a idade e tamanho dos alunos, lanchonete, cozinha, sala de professores, biblioteca. sala de balé, sala de artes, quadra de esportes ,materiais para a realização de atividades de educação física e toda a área onde ficam os alunos dos jardins I, II e III é separada dos demais alunos, para que não se percam e nem se machuquem no meio dos alunos maiores.
Os alunos do jardim III ficam somente meio período, uma turma no matutino e outra no vespertino, sendo a mesma professora para os dois turnos, os alunos que ficam em tempo integral estudam meio período normalmente junto com os demais alunos (matutino ou vespertino) e logo após são encaminhados as atividades extra curriculares que a escola oferece . O Colégio São Francisco conta com profissionais qualificados, para que o aluno se desenvolva integralmente e da melhor maneira possível, com anos de experiência, a escola é referência em educação na cidade. No Jardim III do turno matutino, onde foi realizado o estágio, treze alunos são atendidos por uma professora com curso superior de Pedagogia, especialização em educação infantil com mais de 17 anos de experiência em alfabetização.
OBSERVAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO
O Colégio São Francisco tem como missão proporcionar um ensino de qualidade e excelência, unindo todos os elementos necessários, que possam fortificar e edificar o aluno, para que o mesmo tenha tudo o que for necessário para que se estabeleça o processo ensino-aprendizagem. O pressuposto teórico da unidade escolar centra-se na teoria tradicional-inspirada no ensino militar, onde o educando constrói o conhecimento por meio de ações efetivas ou mentais que realiza sobre conteúdos de aprendizagem, ensina disciplina e organização aos alunos e o professor assume o papel de mediador e equilibrador em situações de aprendizagem e conflitos que ocorrem na aula.
...