DESAFIO 6 PERÍODO
Por: LOVEKIVIA • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.682 Palavras (7 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
6º semestre
FERNANDA DE MOURA - RA 9653523004
LILIAN APARECIDA DE SOUZA ELOI - RA 1299131619
ELIANE MENDES DOS SANTOS - RA 9413570445
DESAFIO PROFISSIONAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
RIO VERDE – GO
2017
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
6º semestre
FERNANDA DE MOURA - RA 9653523004
LILIAN APARECIDA DE SOUZA ELOI - RA 1299131619
ELIANE MENDES DOS SANTOS - RA 9413570445
DESAFIO PROFISSIONAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Trabalho apresentado às disciplinas: Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática, Educação em Ambientes Não Escolares, da Faculdade Anhanguera Centro de Educação a Distância, como parte da avaliação das referidas disciplinas do curso de Pedagogia.
Tutora a distância: Talita Garcia
RIO VERDE-GO
2017
SUMÁRIO
Introdução... ...............................................................................................................4
Desenvolvimento....................................................................................................... 5
Considerações Finais............................................................................................... 8
Referências Bibliográficas....................................................................................... 9
INTRODUÇÃO
Este trabalha é uma proposta de ensino de ciências e matemática com estratégias pedagógicas diferenciadas, que visa incluir um aluno com necessidades de atendimento educacional especializado, com deficiência visual.
A professora Patrícia tem consciência do seu trabalho e do papel da escola em proporcionar uma educação voltada para a cidadania, que seja capaz de transformar crianças em cidadoes, críticos, responsáveis e com capacidade de solucionar os problemas enfrentados pela a sociedade atual.
Diante desta conscientização, ela buscou em seu planejamento uma metodologia que pudesse incluir o seu aluno cego ao seu trabalho, de forma que oportunizasse toda a turma o conhecimento, a leveza e alegria em aprender. Em um trabalho interdisciplinar ela propôs um plano de ação, com propostas pedagógicas que sensibilize os outros alunos da sala a compreenderem de fato o que é inclusão e sua concretização, promovendo um desenvolvimento em todos os sentidos, as diferenças e peculiaridades, reconhecidas e respeitadas de um modo efetivo.
Sabendo que o brincar, para a criança, implica muito mais que a própria ação, e o parecer do uso dos brinquedos em sala de aula versam uma extraordinária atuação que permite o desenvolvimento social e a metodologia ensino-aprendizagem do aluno, ela planejou sua proposta de ensino de forma lúdica, em um período, de três semanas usando os sentidos para novas descobertas e sensações. Assim visando uma possível interação entre as crianças e o desenvolvimento de habilidades operatórias.
DESENVOLVIMENTO
ESTAÇÃO DAS SENSAÇÕES E DESCOBERTAS
Nome da Escola (fictícia): Escola Maria Ribeiro
Turma: 2º ano B
Professoras: Ivani Ribeiro
Ação:
Conteúdos: quatro operações
Disciplinas: Matemática - Ciências
Brincar, para a criança, implica muito mais que a própria ação. Durante o ato de brincar podemos conhecer a criança, suas emoções, a maneira como ela interage com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível lingüístico, e sua formação moral.
Os jogos e as atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato. (Piaget, 1973, p.46)
Atualmente a discussão a respeito do valor dos brinquedos e jogos na aprendizagem vem se consolidando e recebendo um expressivo espaço na educação. Contudo, as crianças têm uma ampla competência de ponderar e pôr em prática sua habilidade de solucionar situações-problemas, distinguindo elementos e procurando uma forma de decisão com base em esclarecimentos próprios. O parecer do uso dos brinquedos em sala de aula versa em uma extraordinária atuação que permite o desenvolvimento social e a metodologia ensino-aprendizagem do aluno, uma vez que determinados educando, além disso, se “fecham”, apresentam timidez de indagar a respeito de certos conteúdos, de divulgar dúvidas, a Matemática se transforma em um problema para estes.
...