DESAFIO PROFISSIONAL - O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Por: REJANEIANS • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.154 Palavras (9 Páginas) • 470 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO PINDAMONHANGABA
CURSO PEDAGOGIA
DISCPLINAS NORTEADORAS – FUNADAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
REJANE DEAMORIM MACEDO – RA 2.868.940.633
O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Eliane Maria da Silva Anunciação
CUNHA/SP
2015
INTRODUÇÃO
A inserção dos recursos tecnológicos na educação, hoje, se faz necessário devido a evolução da tecnologia no mundo globalizado em que vivemos. Por isso apresento nesse trabalho, a importância do uso das tecnologias na sala de aula de forma abrangente e consciente já que as mudanças estão aí, e que temos que nos adaptarmos a novas possibilidades que trazem encantamento e sedução a quem dela faz uso, também traz a necessidade de refletir sobre a formação do aluno como também do professor.A utilização da tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável na educação, ela traz uma enorme contribuição para a pratica escolar.
DESENVOLVIMENTO
Ambiente / Sala Temática: Sala de Informática
Usuários: Crianças de 6 a 12 anos
Recursos Tecnológicos : Computador e Notebook
Justificativas e estratégias de uso: Auxiliar no aprendizado com qualidade as novas formas de comunicação que colocam um novo processo de construção do conhecimento.
Objetivos: A tecnologia proposta para aprendizagem tem objetivo ensinar aos alunos as possibilidades de interação que ocorrem na relação professor x aluno e o como o conhecimento contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, prazerosa e eficaz, capaz de despertar no educando, o interesse e a motivação pela busca da informação.
Aplicação de tecnologias assistivas: Serão entendidas como um instrumento de promoção de inclusão, auxiliando o desempenho de alunos com deficiência, na superação de dificuldades funcionais para a realização de atividades dentro da rotina escolar, especialmente no campo do acesso ao computador, das tecnologias para a comunicação alternativa e dos recursos pedagógicos que facilitam a acessibilidade e a aprendizagem.
A sala de aula deve deixar de ser o lugar das carteiras enfileiradas para se tornar um local em que professor e alunos podem realizar um trabalho diversificado em relação a conhecimento e interesse. O papel do professor deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptáculo das informações para ser ativo aprendiz, construtor do seu conhecimento. Portanto, a ênfase da educação deixa de ser a memorização da informação transmitida pelo professor e passa a ser a construção do conhecimento realizada pelo aluno de maneira significativa, sendo o professor o facilitador desse processo de construção.
O uso da Tecnologia cria métodos de trabalho para os professores, gerando mudanças pedagógicas, deixando de "automatizar o ensino"e preparando o aluno para ser capaz de trabalhar usando o computador como recurso facilitador do processo de aprendizagem.
Isso implica em entender o computador como uma nova fonte de conhecimento e de transmissão da informação de maneira rápida e atualizada.
O computador têm se tornado um recurso indispensável no ambiente escolar. Essas mudanças vêm acontecendo com muita rapidez e tornam-se perceptíveis. Os padrões tradicionalmente conhecidos de ensino estão dando lugar a novas formas de construir conhecimentos.
A educação e novas tecnologias, caminhando juntas, rumo a um futuro onde o ato de ensinar e aprender se tornem bem mais agradáveis. O uso e desenvolvimento da informática levaram o computador a se tornar parte do cotidiano das pessoas e a educação não devem ficar alheia a esse processo, isso impõe aos profissionais envolvidos o enfrentamento de novos desafios.
Por outro lado, é preciso deixar bem claro, que a informática deve ser vista apenas como uma importante auxiliadora no processo ensino aprendizagem, e que de maneira alguma irá substituir o professor no papel de educador principal e direcionador do conhecimento, e que o mesmo só precisa estar aberto a novos meios de se transmitir esse conhecimento, para que aluno e professor possam então de mãos dadas ter um bom desempenho ao que diz respeito à educação.
É de suma importância esclarecer que o professor, hoje educador, jamais perderá, na prática, sua importância, uma vez que é ele quem auxilia e direciona o aluno a novas descobertas. Cabe a ele, assim como à escola, o papel de incentivar a aprendizagem e a curiosidade epistemológica, a fim de se ter um cidadão, um sujeito consciente de seus direitos e deveres nesta sociedade. No entanto, cabe também à escola e ao professor a função de implementar a tecnologia no espaço educativo, para que o aluno, ao sair da escola, esteja apto a entender e a manipular a tecnologia utilizada pela sociedade do século XXI.
Assim, os professores devem procurar atentar para as novas formas de tecnologias oferecidas, é papel do educador reciclar-se e estar preparado para as novas atualidades e tendências, para que o mesmo possa então ser um instrumento de repasse desses novos conhecimentos referentes a área de informática na educação, fazendo assim com que suas aulas que antes eram consideradas “chatas”, fiquem mais enriquecidas e faça com que os alunos possam então despertar mais para esse mundo tão atrativo e desbravador que é a informática.
A informática, na escola, deve ser vista como uma amiga do professor e nunca como uma rival. O papel do educador é ser facilitador da aprendizagem, pois é ele quem vai dinamizar todo este novo processo de ensino-aprendizagem por intermédio dessa ferramenta, explorando-a ao máximo com criatividade, conseguindo o intuito maior da Informática Educativa traga maio envolvimento, por parte do aluno na aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento.
Alguns fatores importantes na utilização de computadores por crianças e adolescentes na escola e trazem impactos diretos no aprendizado. A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo entretanto, representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo.
...