DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUM CONTEXTO DE MUDANÇA PARADIGMA NA EDUCAÇÃO
Por: Catarina Moraes • 4/7/2020 • Resenha • 2.302 Palavras (10 Páginas) • 1.589 Visualizações
FP101 – Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação
Trabalho recuperação 1
INDICAÇÕES GERAIS:
O trabalho de recuperação 1 da disciplina consiste em elaborar, de forma individual, uma resenha crítica da leitura indicada abaixo. Este deve reunir as seguintes condições:
- Extensão: 3 a 5 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos –caso haja).
- Tipo de letra: Arial.
- Tamanho: 11 pontos.
- Espaço entre linhas: 1,5.
- Alinhamento: Justificado.
O trabalho deve ser feito neste documento Word, seguindo as normas de apresentação e edição no que se refere a entrevistas e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).
A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos no documento de avaliação da disciplina e de nenhuma forma deve ser entregue através do e-mail do professor(a).
Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.
Trabalho:
O trabalho de recuperação 1 desta disciplina consiste em ler o texto “Desafios da formação de professores num contexto de mudança paradigmática na educação” (disponível em “Materiais de avaliação”, dentro de ícone “Trabalho”) e elaborar uma resenha crítica. Esta deve incluir obrigatoriamente:
- Um resumo no qual exponham de maneira integrada as principais ideias da leitura e se relacionem com os conteúdos tratados na disciplina.
- Um comentário crítico no qual sejam abordadas as seguintes questões: Qual a mensagem transmitida pelo autor? Está de acordo? Por quê? Que outros argumentos poderiam ser expressados pelo autor? Que contra-argumento acrescentaria ao texto?
Importante: O comentario crítico deve ser fundamentado em argumentos convincentes.
- Uma seção de conclusões.
Referência: Lima, L., & Cosme, A. (2018). Desafios da formação de professores num contexto de mudança paradigmática na educação. REVISTA INTERSABERES, 13(28), 70-76.
Muito importante: na capa que aparece na página a seguir, devem ser indicados os dados pessoais pedidos (o trabalho que não cumpra com as condições de identificação não será corrigido). Depois da capa, deve ser incluído o Índice do trabalho
Trabalho.
CATARINA DA SILVA MORAES
GRUPO: 2019-10
DATA: 05/04/2020
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUM CONTEXTO DE MUDANÇA PARADIGMA NA EDUCAÇÃO - RESENHA CRITICA
[pic 1]
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUM CONTEXTO DE MUDANÇA PARADIGMA NA EDUCAÇÃO.
Lima, L., & Cosme, A. (2018). Desafios da formação de professores num contexto de mudança paradigmática na educação. REVISTA INTERSABERES, 13(28), 70-76.
1. CREDENCIAIS DOS AUTORES:
Louise Lima
Doutoranda no Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. E-mail: louisefalconnyery@hotmail.com
Ariana Cosme
CIIE- Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. E-mail: ariana@fpce.up.pt
2. INTRODUÇÃO:
O artigo é dividido em três tópicos e síntese e é resultado das reflexões realizadas no desenvolvimento de uma pesquisa no âmbito de doutorado tendo como objetivo no âmbito da pesquisa do doutorado, tendo como objetivo discutir o espaço de formação de professores como de forte potencial para a transformação das práticas, a partir da relação sobre uma mudança de visão na educação.
No tópico “A mudança de paradigma”, as autoras discutem sobre o modelo de organização escolar e que este sempre foi subordinado ao paradigma pedagógico de instrução, enquanto regra e modelo a ser seguido em sua predominância, tendo como finalidade, linearizar a progressão dos alunos, através dos conteúdos propostos e que atinjam, ao mesmo tempo, os objetivos definidos, reproduzir informações.
E que atualmente estas regras não se adequam ao pensamento humano, as ciências e suas práticas sociais, principalmente na escola, uma vez que o processo de ensino aprendizagem, inserido como paradigma emergente, coloca o aluno como ator e autor do seu conhecimento mediado pela postura docente, que, que valoriza a qualidade de diversos tipos de instrução, através do de ações integradoras e indissociáveis, o ensinar, o aprender e o avaliar.
Tais ações propõem questões que estão muito para além da mudança do modelo ou metodologia de “Ensino-Aprendizagem-Avaliação”, requerendo a redefinição de como se entende e considera o que alguém aprende e a forma de como avalia e ensina o que reflete a mudanças significativas das práticas de Ensino-Aprendizagem-Avaliação e suscitar a reflexão de todos os intervenientes do processo educativo.
No tópico “Formação de professores: um momento para a transformação das práticas”, as autoras se opõem a racionalidade técnica, uma vez que, está circunscreve a prática profissional em busca de soluções instrumentais para os problemas ali vividos sendo que já existem que já existem soluções - saberes construídos noutros espaços, os quais, deste modo, são importados para o contexto da sala de aula, de maneira a “conseguir os efeitos ou resultados desejados”. Subordinando com isso, o conhecimento do professor ao conhecimento cientifico e não levando em conta a complexidade tanto do contexto da sala de aula, quanto dos seus atores.
...