DESPERDICIO DA ÁGUA
Por: taylaneian • 14/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 178 Visualizações
Tema: Desperdício de água.
Introdução
A água é um elemento indispensável à vida, de forma que o ser humano e outros seres vivos dependem do seu consumo para sobreviver. Contudo, apesar de estarem cientes da importância da água em suas vidas, muitos indivíduos não têm prezado pelo seu consumo de forma consciente, o que gera consequências negativas para o planeta Terra e para os sujeitos que aqui habitam.
Ainda, quando se pensa a distribuição da água entre as regiões do Brasil, especialmente a água potável (própria para a ingestão), a região Nordeste tem estado entre aquelas que mais sofrem com a falta de água, não só para a realização das atividades diárias, como beber, cozinhar e tomar banho, como, também, para regar as plantações, lavar roupas e para os animais – situação que compromete, ainda mais, o desenvolvimento das atividades na região, haja vista que interfere na qualidade de vida dos seus moradores.
De acordo com Rebouças (1997), desde o período colonial persiste a idéia de que a seca na região Nordeste se constitui em uma anormalidade e que esta condição semi-árida está diretamente correlacionada com baixa produtividade. Entretanto, como analisa o autor, apesar das limitações naturais, o semi-árido da região Nordeste pode ser conduzido a um processo de desenvolvimento capaz de elevar a qualidade de vida da população regional, contanto que haja interesse político e adequação técnica.
Para Rebouças (1997), a água na região Nordeste se torna parte importante da necessária e urgente mudança que deve se processar na cultura organizacional do Estado, da sociedade e das empresas em geral para o desenvolvimento de novos valores que ajudem indivíduos e organizações públicas e privadas a enfrentar as realidades sociais, ambientais e de desenvolvimento.
Apesar de o problema da seca no Nordeste ir além da questão da conscientização socioambiental, é importante que os indivíduos do local, especialmente aqueles que têm fácil acesso a água, passem a desenvolver atitudes significativas com relação ao uso da mesma, haja vista a importância deste bem para a vida. Neste sentido, sabendo que a educação é capaz de formar cidadãos conscientes do seu papel social e que desde muito pequenos os sujeitos iniciam um processo de aprendizado sobre os mais variados assuntos, podendo desenvolver atitudes significativas em decorrência deste aprendizado, este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças acerca da importância da água para a manutenção da vida, bem como alertá-las sobre as consequências do seu mau uso, fazendo-as desenvolver ações positivas no sentido de combater o desperdício da água.
Justificativa
A educação infantil escolar é um momento em que a criança desenvolve ainda mais os saberes sobre os mais variados assuntos e entra em contato com um universo até então desconhecido. Ainda, na escola a criança tem a oportunidade de construir novos conceitos sobre diversos temas e confrontá-los com os conhecimentos previamente construídos, podendo, também, realizar o processo inverso: aproveitar algo aprendido na escola em seu cotidiano.
Sabendo disso, discutir assuntos relacionados à realidade do aluno e que podem trazer benefícios à sua vida, fazendo-os modificar positivamente as suas ações, é uma atitude que deve ser desenvolvida pelas escolas, haja vista que as instituições escolares têm por obrigação a formação dos alunos para a cidadania.
Seguindo este propósito e tendo em vista que vivemos na região Nordeste, justifica-se a relevância do tema, uma vez que tem havido grande desperdício de água na região Nordeste (especialmente nos locais em que as pessoas têm fácil acesso água, como nas cidades) e que quando um sujeito é educado desde criança para desenvolver ações significativas este, normalmente, torna-se um adulto consciente.
Objetivos
- Conscientizar as crianças acerca da importância da água para a manutenção da vida na Terra;
- Alertar os alunos sobre as consequências do mau uso da água;
- Contribuir para o desenvolvimento de ações positivas no sentido de combater o desperdício da água.
Metodologia
A fim de alcançar os objetivos propostos no referido projeto e tendo em vista que o público alvo são alunos da educação infantil, os quais costumam se envolver mais no processo de ensino aprendizado quando este é mais dinâmico/lúdico, serão utilizadas como metodologia atividades relacionadas à ludicidade e que propõe o desenvolvimento de ações positivas através da prática, tais como leitura de texto da literatura infantil, música, filme e ações práticas, como o plantio de uma semente.
...