DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO
Por: Soll Moreira • 7/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.528 Palavras (15 Páginas) • 290 Visualizações
FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINARIEDADE E EDUCAÇÃO
Fernanda Batista Branco
Jordana Nelita Kuss
Leticia Brunello Reizer
Solange Alves moreira
Professora Orientadora Sheila Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso - Pedagogia (PED1663) – Seminário do Modulo I
04/10/2016
RESUMO
Para GIMENO SACRISTÁN (1999) a pratica pedagógica é entendida como uma ação do professor no espaço de sala de aula. Pautado no conceito do referido autor, o trabalho busca investigar qual o conceito de prática pedagógica das acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIASSELVI, a fim de identificar nos depoimentos das alunas indícios que retratem qual a relação teoria/prática discutida realmente no curso de Pedagogia. Essa relação é discutida, na pratica interdisciplinar I no primeiro semestre do curso de pedagogia,, em razão desta promover, de maneira mais concreta, a reflexão sobre a relação entre a teoria, que fundamentara os próximos anos do curso, e a prática que irá desenvolver. O que se percebeu é que não bastam somente leituras e uma relação forçada pelos exemplos da prática pedagógica, se faz necessário uma postura investigativa dos objetivos em todos os momentos do curso. Dentre o grupo de acadêmicas que demonstraram compreensão do referido conceito, percebeu-se que a fundamentação teórico/prática realizada no curso de Pedagogia da UNIASSELVI tem provocado à relação dos fundamentos teóricos e das ações práticas do trabalho docente. Nesta pesquisa adotamos a abordagem qualitativa e tivemos como objetivo geral: Averiguar como a interdisciplinaridade utilizada na pedagogia contribui para a construção do conhecimento do aluno preparando-o para o seu encaminhamento profissional. Constatamos que a maioria dos professores compreende que a interdisciplinaridade é o envolvimento ou integração de várias disciplinas. Quanto à compreensão e uso da interdisciplinaridade percebemos haver uma lacuna na formação tanto inicial como continuada.
Palavras-chave: Pedagogia, formação docente, interdisciplinaridade, processo ensino-aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Apesar do desenvolvimento da educação nos últimos anos, percebe-se que há dados insatisfatórios para a sua melhoria. Onde o educador torna-se a principal peça para essa mudança.
Atualmente a busca pelo saber, a formação e prática vêm se atualizando constantemente, tornando o professor mais apto a desenvolver cada vez melhor esse trabalho e relaciona-se também à ideia de aprendizagem constante no sentido de provocar inovação na construção de novos conhecimentos que darão suporte teórico ao trabalho docente.
Aqui, cabe lembrar Freire (1996) ao expressar que o ensinar não se limita apenas em transferir conhecimentos, senão também no desenvolvimento da consciência de um ser humano inacabado em que o ensinar se torna um compreender a educação como uma forma de intervir na realidade da pessoa e do mundo.
A interdisciplinaridade traz a interação e envolve diferentes conteúdos, podendo ensinar e aprender diversos conhecimentos para a união de um todo, formando um contexto globalizado que exige a força e dedicação para a construção de uma consciência mútua. O trabalho indisciplinar é de extrema importância, pois evita que o profissional da área conduza a sua disciplina isoladamente.
Com os avanços ocorridos, não é o suficiente complementar a sua graduação e acreditar que já está apto para atuar, o profissional deve estar consciente que o seu trabalho é uma constante de novos conhecimentos, onde sempre precisa ser atualizado.
O professor é um profissional que domina a arte de reencarnar, de despertar nas pessoas a capacidade de engajar-se e mudar. Neste aspecto, entende-se que a formação do professor é indispensável para a prática educativa, a qual se constitui o lócus de sua profissionalização cotidiana no cenário escolar. Desse modo, temos como objetivo geral esclarecer e entender o tema formação docente e pedagógica: interdisciplinaridade e educação.
2 DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade é uma “exigência” não somente no que tange às atividades escolares, mas também às práticas do dia-a-dia com as quais frequentemente nos deparamos. O mundo encontra-se em constantes e aceleradas mudanças.
As tecnologias de comunicação integram povos de diferentes partes do mundo em questão de segundos, e para lidar com essa nova fase, decorrente de um mundo globalizado, precisamos saber integrar as diversas concepções e realidades. Esta integração deve complementar as diversas disciplinas e a possibilidade de acesso à pesquisa, motivando o educando e o educador a buscarem novos conhecimentos sobre um determinado assunto, problema ou questão. Ano IX nº 16 (Jul./Dez. 2011) Revista da Faculdade de Educação 97 Antes de abordar o tema interdisciplinaridade e suas facetas é preciso primordialmente conhecer sua origem etimológica:
A palavra interdisciplinaridade é formada por três termos: inter – que significa ação recíproca, ação de A sobre B e de B sobre A; disciplinar – termo que diz respeito à disciplina, do latim discere – aprender, discipulus – aquele que aprende e o termo dade – corresponde à qualidade, estado ou resultado da ação. (O mundo da Saúde, 2006, p. 107-116).
Segundo Fazenda (apud CARLOS s.d), a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 1960 do Século XX, em meio a reivindicações estudantis favoráveis a inserção dela na resolução dos problemas políticos, sociais e econômicos, na educação, a fim de que pudessem ajudar a solucioná-los da melhor forma.
Foi assim que surgiu o conceito de interdisciplinaridade, pois estava relacionado a diversas áreas do conhecimento.
Se definirmos interdisciplinaridade como junção de disciplinas, cabe pensar currículo
...