Departamento de Ciências da Educação e Psicologia
Por: lizerito • 7/11/2018 • Relatório de pesquisa • 374 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
[pic 1]
Delegação da Beira
Departamento de Ciências da Educação e Psicologia
Educação Aberta e à Distância
Curso de Ensino Básico
Trabalho Individual – Pólo Búzi e Caia. Prazo de entrega: 15 de Setembro de 2018
Docente: António Domingos Braço, PhD
- Dois paradigmas educacionais dominam a conteporaneidade: a escola tradicional e a escola construtivista. Faça uma análise comparativa entre os dois modelos, tomando como base os aspectos filosóficos, epistemológicos, teóricos e metodológicos de cada tipo de escolas.
- Explica os modos a partir dos quais o capitalismo contemporâneo através da globalização e transnacionalização afecta a gestão da educação?
- Por que é que Tomás Tadeu da Silva (1994) considera que “a teoria educacional e a pedagogia encontram-se sitiadas (...) suas fundações balançam e seus praticantes se sentem desastabilizadas”?
- Michael Apple (2000) ao abordar sobre a política do conhecimento oficial questiona: “o currículo nacional faz sentido”?
- Responda a questão colocada por Apple (2000), tendo em conta a realidade do sistema educacional em Moçambique, apresente argumentos claros e objectivos.
- Para Hannah Arendt (1961) “a crise geral que se abate sobre o mundo moderno e que atinge quase todas as áreas da vida humana manifesta-se diferentemente nos vários países, alargando-se a diversos domínios e revestindo-se de diferentes formas”. Explica as características, manifestações e os modos em que a crise da educação moderna afecta o Sistema de Educação em Moçambique a partir dos pressupostos apresentados por Hannah Arendt.
- Faça uma reflexão pessoal e por escrito sobre as possíveis soluções a essas crises de educação no contexto da realidade moçambicana.
Textos de referência:
1. BAUMAN, Zigmund. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro, Zahar, 2007, p.11-32.
2. GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro, Zahar, 2002, p.17-38.
3. GIDDENS, Anthony. Consequências da Moderndidade. São Paulo, UNESP, 1991, p.8-52.
4. DELORES, Jacques. Educação Um tesouro a Descobrir: relatório da Comissão Internacional sobre Educação para Século XXI. São Paulo, Cortez, Brasilia, MEC, 2003, p.11-32.
5. ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: Between Past and Future: Six exercise in political thought. New York: Viking Press, 1961, p.173-196.
6. SILVA, Tomaz Tadeu da. “O adeus às metanarrativas educacionais”. In: _________. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994, p.247-258
7. LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas Contemporâneos de Educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos e Pesquisa, n.107, p.187-206, 1999.
...