Desafio Profissional Semestre Pedagogia
Por: gravieirazi • 30/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 1.584 Visualizações
Introdução
Nossos alunos são de classe média baixa e localiza-se em um bairro humilde, na cidade de Campo Grande-ms.
Trata-se de uma escola pública Colégio Futuro e conta com uma infra-estrutura básica contando com aspectos elementares para o funcionamento de uma escola, tais como água, esgoto, sanitários, energia e cozinha. Dispõe de infra-estrutura básica, típica de unidades escolares como sala de direção e de professores.
Há também espaços que permitem o convívio social e o desenvolvimento motor, tais como quadra esportiva e parque infantil.
Contendo 12 salas de aulas, usamos o material didático que o governo oferece, com diretrizes de ensinos para nível médio.
A parceria entre a escola e a comunidade é indispensável para uma educação de qualidade a escola sempre visa aproximar os pais do trabalho pedagógico com a consulta aos pais é possível atender aos anseios da sociedade e as necessidades dos alunos.
Atualmente a unidade escolar conta com 15 professores atuando diretamente com os alunos e com no máximo de 35 alunos por sala, todos com cursos de pedagogia e licenciatura para sua área.
Em média cada professor passa entre 40 ou 20 horas semanal sendo um turno ou dois. E diariamente quatro a cinco aulas por turno.
O professor assume o papel primordial de participação e de mobilização de todos os outros intervenientes, no sentido de levá-los a darem o seu contributo e a assumirem a sua parte de responsabilidade na educação, para que a escola possa realizar os seus objetivos.
A equipe de professores identifica as expectativas e necessidades de desenvolvimento integral dos seus estudantes, assim cabe o professor ter os seguintes envolvimentos com os alunos como coerência, reconhecimento, integralidade, empatia e conhecer seus sonhos e etc.
Na maioria das famílias são de baixa renda salarial ou estão em situação de desemprego, com uma renda aproximadamente entre um a dois salários mínimos. A escola desenvolve o ensino laico.
Infelizmente em alguma turma existem alunos repetentes, a grande maioria dos estudantes hoje em dia desta faixa etária já estão trabalhando como menor aprendiz.
Tem aulas no período matutino, vespertino e noturno.
Para incentivar o ingresso no ensino superior a escola implantou o projeto Partiu Universidade. A proposta acompanha o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outras universidades que não aderiram ao Enem como forma de ingresso, além de incentivar a formação de grupos de estudo.
Para que o aluno entenda o processo de escolha de sua profissão, a escola desenvolveu um projeto visando o futuro.
Trazendo profissionais nas áreas de Educação, Saúde, Tecnologias e Filosofia. Proporcionando Palestras e Aulas Práticas com profissionais nas respectivas áreas.
Justificativa
Com o Desenvolvimento da educação em nossa escola e no nosso País. Foi escolhido um Projeto com alunos e a sociedade visando diminuir a criminalidade em nossa sociedade, elaboramos um Projeto pensando no futuro deles. Assim buscamos trazer profissionais de várias aéreas.
Visando a política Brasileira ao longo de seu período colonial ate os dias de hoje, observa-se que na história do Brasil Colônia ate a República aconteceram modificações na educação, naquela época o poder econômico requeria o mínimo possível de qualificação, portanto não havia a necessidade de uma forca de trabalho para escola, porque eram feitas pelos escravos vindos da África.
Em um segundo período a força de trabalho é feita pela classe dos operários que tenham a base de ensino técnico.
Nos anos de 1945 a 1964, foi elaborada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), determinando a educação como direito e dever da nação do pressuposto da escola como leiga, livre e universal.
Para falar das tendências pedagógicas no Brasil e preciso uma melhor compreensão da atuação das escolas. Entretanto a teoria ou método pedagógico é neutro, porque esta fixado no momento histórico, econômico e político na qual é produzido
No Brasil no século XX, constitui-se uma idéia de sociedade do lazer para firmar uma ilusão do mundo de consumo, assim surgiu os movimentos de contracultura (beatniks, hippies, punks);os movimentos de mobilização das minorias (movimento estudantil, feminista, grupos de defesa dos direitos humanos) e o surgimento das ONGs.
Com essas mudanças estabeleceram um novo modelo de escola, De preferência a escola pública, leiga, gratuita
Já nos dias de hoje todas as classes sociais têm acesso aos estudos.
Com tudo isso a escola propôs esse projeto, analisando que a maioria de pais de alunos não tiveram a oportunidade de se profissionalizar.
Assim, a escola desenvolveu o “Projeto Minha Profissão”, para que os alunos posam ter um pensamento diferenciado de seus pais. Todos os cidadãos têm direito de concluir seu processo educacional básico e conseqüentemente prosseguir para estudos em nível superior, ou seja, ter um futuro pessoal e profissional da melhor maneira possível.
Objetivos
O objetivo do projeto e dar oportunidades para os alunos ao saírem do ensino médio e se ingressar na universidade, cursos técnicos ou profissionalizantes. Dando uma chance de saírem com um pensamento de um futuro profissional, isto é direcionar o aluno a se organizar durante o ano para não perder o foco dos estudos para se preparar para as provas do Enem e Vestibular.
Serão desenvolvidas atividades letivas com alunos em cada bimestre, será elaborada Palestras e Aulas com profissionais de diferentes área.
Aos sábados a escola proporcionará palestras para os alunos com a participação da família.
Ao final de cada bimestre a escola agregou os pais e seus alunos em uma atividade Escola da Família, onde os pais terão orientações junto de seus filhos pensando no futuro deles.
Será realizada uma Palestra e uma Aula uma vez por mês. E a cada último sábado do bimestre terá uma atividade com os pais Escola da Família.
1° BIMESTRE
Tema; Administração
1 palestra sobre a área Administrativa.
1 Aula com o profissional da área.
...