TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios do Educacdor Contemporâneo

Por:   •  2/6/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIOS AO EDUCADOR CONTEMPORÂNEO

Acadêmicas: Ana Cristina Lima Machado Caetano

Leticia Nunes Sales

Samara Marques Fernandes

Tutor Externo: Sidinei da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (PED 1827) – Prática do Módulo II

08/12/2017

RESUMO

Este estudo do tipo bibliográfico aborda aspectos intrínsecos ao âmbito educativo. Tem por objetivo discutir questões referente aos desafios enfrentados no cenário da educação contemporânea, a temática da profissão docente e o perfil do alunado que o professor encontra na sala de aula. Mostra também que a falta do o envolvimento da família no acompanhamento da vida escolar do filho juntamente a escola provoca inúmeras dificuldades para os professores. Por isso, a importância de ambas trabalharem em conjunto para a formação integral do indivíduo. Diante deste contexto, compreende-se que a busca do docente por estratégias em suas atividade pedagógicas com o intuito de conquistar o público atual da escola tem se tornado necessário. Para o embasamento teórico desse estudo utilizaremos seguintes autores: Dessem, Freire, Jesus e Osorio.

Palavras-chave: Escola. Família. Educação.

1 INTRODUÇÃO

O presente contexto no exercício da profissão docente e as demandas cada vez mais exigentes no campo da educação brasileira, tem suscitado a necessidade de um perfil bastante singular do educador. Isso evidencia uma grande peleja para a instituição de ensino.

A família juntamente com a escola e o Estado são responsável pela educação de crianças e adolescentes, em concordância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 em seu segundo artigo. No entanto, confunde-se muito o papel da escola e o da família gerando equívocos e com isso, o aluno sai prejudicado. A parceria entre a família e a escola onde ambas desempenham funções distintas, porém complementares, é muito importante para a formação do indivíduo.

Para a realização deste trabalho, foi desenvolvida, uma pesquisa bibliográfica mediante a leitura de livros e artigos científicos. Com base no que foi exposto, esse artigo apresenta uma discussão teórica sobre três eixos de análise: desafios ao educador, a importância da parceria entre família e escola e possíveis estratégias adotadas pelo professor em sala para estimular o aluno.

2 DESENVOLVIMENTO

Educar nos dias de hoje é um desafio. As dificuldades que o professor enfrenta em sala de aula são muitas. A sociedade está em constante transformação e os valores parecem perder a importância. Atualmente vemos chegar as escolas uma clientela com um perfil bem diferente de algumas décadas atrás. Encontramos na escola alunos que demonstram comportamento indisciplinado e inconstante, estão cada vez mais apáticos desinteressados e descompromissados com sua escolarização, participando bem pouco das atividades propostas pelo professor.

Na maioria das vezes querem estar no controle de tudo, não tem limites e não gostam de ouvir um não e isso muitas vezes é refletido na violência contra o professor, prática muito noticiada nos meios de comunicação nos dias de hoje. Isso cria no professor o sentimento de frustração por não conseguir atingir totalmente seus objetivos.

Para Dessen e Polonia (2007), a família e a escola são instituições primordiais e que são responsáveis por estimular os processos evolutivos das pessoas, atuam como impulsionadora ou inibidoras do seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Ambas dividem funções que contribuem para a formação do ser humano.

Na escola, os conteúdos curriculares asseguram a instrução e apreensão de conhecimentos, havendo uma preocupação central com o processo ensino-aprendizagem. Já, na família, os objetivos, conteúdos e métodos se diferenciam, fomentando o processo de socialização, a proteção, as condições básicas de sobrevivência e o desenvolvimento de seus membros no plano social, cognitivo e afetivo. (DESSEN e POLONIA, 2007, p.22)

A falta dos pais no processo de aprendizagem é um dos problemas que vem se refletindo no desempenho escolar. A participação dos pais na vida escolar do filho é muito importante, mas vemos em nossa sociedade um certo descaso por parte de alguns pais que não acompanham seus filhos no cotidiano escolar. Quando os pais são participativos a atitude do filho em relação ao estudo muda consideravelmente pois, este se esforçará mais sabendo que são apoiados e seu rendimento escolar será bem mais satisfatório.

O diálogo entre família e escola promove a efetividade na educação e ensino das crianças, é o que afirma Osorio (1996): “Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou seja, à família cabe oferecer à criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade e a escola instruí-lo, para que possam fazer frente às exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência” (OSORIO, 1996, p.82). A escola deve criar oportunidades para atrair os pais, de modo que estes se sintam à vontade para fazer parte da comunidade escolar.

Um colossal desafio que o professor enfrenta é o de promover aos alunos o prazer de aprender e para isso é preciso que ele conheça as dificuldades e as qualidades de cada um. Conhecendo e respeitando a capacidade de cada aluno, o professor poderá desenvolver uma metodologia específica que contemple esse aluno segundo sua especificidade. O professor deve estar ciente que ensinar não é apenas transferir conhecimento, ele deve desertar o interesse, aproveitar e também criar possibilidades para que ao entrar em uma sala de aula receba as indagações, a curiosidade e as perguntas dos alunos. (FREIRE, 2002, p.21).

A geração que está chegando nas escolas hoje tem muita facilidade para aprender por meio de tecnologias e isso deve ser aproveitado pelo professor em favor da educação para o aprendizado do aluno, uma vez que esta ferramenta faz parte do contexto que vivem e por isso, é relevante e proporciona prazer e motivação para estudar. Segundo Jesus (2008) “O professor na sala de aula é um líder, pois procura influenciar os seus alunos para que estes se interessem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com