Descrição da atividade: Supervisão escolar
Por: MPMoraes • 11/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 610 Visualizações
Descrição da atividade
A Organização de ações coletivas visando à superação dos problemas da escola sejam eles estruturais, organizacionais e pedagógicos vai ao encontro das disposições que orientam a escola democrática. Cite três ações articuladas pelo supervisor escolar onde haja a possibilidade de participação de todos. Descreva minuciosamente cada uma delas e o porquê delas ocorrerem na escola.
O supervisor escolar é de extrema importância, tanto para a implementação de um currículo inovador, quanto para o sucesso da gestão escolar.
Para que haja sucesso na escola é necessária à participação, a cooperação e a interação de todos os profissionais que nela trabalham, independentemente da função que exerce. Todos devem trabalhar visando o mesmo objetivo que é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Na escola atual, existem grandes diferenças sociais, econômicas e culturais, por issso, há necessidade de uma rápida adaptação da escola para atender as diferentes necessidades da sociedade. Para que isso ocorra é necessária à participação de todos na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), e caberá à supervisão escolar organizar e coordenar para que o objetivo do PPP seja alcançado.
Portanto, podemos citar o Projeto Político Pedagógico (PPP) como sendo uma das ações articuladas pelo supervisor escolar, onde a participação coletiva se faz necessária, pois é este projeto que garante a sobrevivência e o sucesso das instituições escolares. Devemos lembrar que este documento tem vários nomes: Planejamento Pedagógico, Proposta Pedagógica, Projeto Político Pedagógico (PPP), Projeto Pedagógico, Projeto Pedagógico Curricular ou Plano da Escola.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), no seu 15º. Artigo dá a escola uma progressiva autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Essa autonomia permite elaborar seu próprio plano de trabalho de modo a atender as necessidades da sociedade.
No 13º. Artigo, entre outras incumbências, diz que os professores devem participar da elaboração do PPP da escola e cumprir o plano de trabalho. Porém essa exigência legal ainda precisa ser transformada em realidade nas nossas escolas.
Segundo Libâneo (2004) o PPP detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola.
Este documento deve estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola, integradas as normas do sistema nacional ao qual ela pertence. Expressar a identidade da escola sempre de acordo com a realidade na qual ela está inserida. Definir coletivamente os objetivos que a escola pretende alcançar.
Ele deve estabelecer os princípios que orientarão o trabalho de todos da escola e criar um parâmetro de acompanhamento e avaliação deste trabalho escolar, ou seja, ele engloba não só as questões pedagógicas, mas também as financeiras e administrativas.
O supervisor deve auxiliar na reflexão coletiva da escola sobre o planejamento de trabalho, levantando alguns pontos fundamentais que devem inspirar o PPP da escola, tais como: número de alunos por classe, número de alunos evadidos, número de alunos em recuperação etc.
A partir destes dados pode-se constatar a real situação dos alunos e então traçar metas para mudar a situação, a favor dos alunos.
O supervisor juntamente com o coletivo da escola definirá os objetivos, metas, meios, recursos, para um PPP de qualidade e democrático visando sempre à formação plena do indivíduo.
Também cabe a supervisão organizar e planejar os momentos de formação continuada dos professores.
A formação continuada visa agregar novas competências e habilidades pedagógicas e novos conteúdos curriculares aos professores, levando-os à autoaprendizagem e a aprendizagem colaborativa, pois, o aperfeiçoamento do professor amplia e qualifica a apredizagem dos alunos.
No ambiente educacional, a formação não abrange apenas os professores, mas, também diretores, administradores, etc. A formação continuada tem entre seus objetivos atualizar os profissionais em termos de novas metodologias, porém, apenas conhecer novas teorias não é o suficiente; é preciso que os professores relacionem-as com seu conhecimento prático e com suas experiências. NÓVOA, (1992); PERRENOUD, (2000).
Pois, conforme Sousa (2008, p.42):
¨Ser professor hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas sobre tudo um ser educador comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercicio dos direitos básicos à cidadania ¨.
Nascimento apud Oliveira (2008, p.14) constata que ¨a maioria dos profissionais da escola
...