Desenvolvimento da Inteligencia do Educando
Por: Érica Almeida • 22/2/2019 • Dissertação • 359 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
Como o educador pode promover “o desenvolvimento da inteligência” no educando.
A educação é um direito de todos, isso é incondicional e não é subjetivo. O ser humano tem o direito a aprender e a se desenvolver intelectualmente.
Partindo desse princípio, devemos também ressaltar que em sala de aula o professor recebe diversos alunos, diversas origens, diversas culturas, diversas classes sociais e diversos interesses e habilidade, desse modo torna-se nítido que toda essa diversidade não irá aprender da mesma forma, nem ao mesmo tempo e nem na mesma intensidade cada novo conteúdo, portanto cabe ao professor identificar e trabalhar em cima de suas afinidades com o sab9or, de acordo com o tipo de inteligência que o aluno possui.
Visto isso, não podemos determinar que certos conteúdos sejam mais valorizados que outros, tão pouco descartar um aluno que não aprende na medida que o professor espera. É necessária uma modificação na maneira que o professor interage e passa esse conteúdo, o professor deve modificar sua estratégia para que todos consigam interiorizar esse conhecimento.
O aluno pode se frustrar ao se comparar como outros alunos, ou mesmo ao perceber que não está evoluindo como acha que deveria, cabe, então, ao professor tranquiliza-lo e propor novos métodos para que ele alcance esse objetivo, assim como ressaltar que mesmo que ele não haja de uma exata maneira, ele tem suas qualidades e suas facilidades.
Por exemplo, um aluno que não consegue se expressar publicamente em uma atividade oral ou em uma apresentação de trabalho, mas se expressa de maneira sábia e objetiva em seus textos e atividades escritas está apenas identificando uma área de interesse que não o deixa confortável, caberá então ao docente o permitir se expressar até que esse conforto apareça. Do mesmo modo, um aluno que não consegue se expressar por textos e atividades relacionadas com a escrita pode se expressar brilhantemente em publico e demonstrar sua inteligência interpessoal, que por acaso é a mesma que também identifica um bom professor.
É fundamental o papel do professor como motivador de seus alunos, e cabe a ele abrir espaço para que todos os seus educandos encontrem o caminho do seu desenvolvimento e da sua evolução educacional.
...