TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades de Aprendizagem na Escola Ou Distúrbio de Atenção?

Por:   •  26/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇAO:

NOME: ELIZABETE DE MOURA ANTONELLI CORDEIRO

RU: 685570

  1. TEMA: Dificuldades de Aprendizagem na Escola Ou Distúrbio de Atenção?

             1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA:

 Como distinguir se a criança apresenta um distúrbio, ou somente dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais da Educação Fundamental (faixa etária de 8 à 9 anos).  

JUSTIFICATIVA:

              A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de comprovar como diagnósticos pré-concebidos podem prejudicar e interferir negativamente na vida, aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Distinguir o problema corretamente e orientar os pais a procurarem ajuda de um especialista é papel da escola. Identificar o problema de forma correta para que o aluno e a família não sofram, com conceitos errados e não fundamentados.

Na perspectiva de Vygotsky, o trabalho centralizado nas possibilidades dos sujeitos e não nos déficits ou limites, podem se tornar uma fonte de desenvolvimento. Sabendo-se que as relações professor/aluno interferem de forma decisiva na aquisição de competências e construção de conhecimentos do aluno, espera-se com essa pesquisa que se perceba as diferenças dos alunos com diagnósticos de TDAH e se reconheça a necessidade de uma intervenção pedagógica de práticas adaptadas, com o firme propósito de não permitir a sua inferiorização ou o seu fracasso escolar.

3  PROBLEMATIZAÇÃO:

Quais os principais fatores que geram dificuldades e  interferem  na aprendizagem das crianças no Ensino fundamental, de 8 à 9 anos e como isso está sendo avaliado pela escola.

4 OBJETIVO-GERAL:

- Investigar sobre as principais dificuldades de aprendizagem na educação fundamental, (8 à 9 anos) na rede pública de ensino.

4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Diagnosticar alguns elementos que podem causar dificuldades de aprendizagem.

- Analisar quais os métodos do professor frente às dificuldades de aprendizagem do seu aluno e como a escola atua para sanar as dificuldades apresentadas na aprendizagem desse aluno.

-Identificar a posição da escola diante de uma situação problema com seu aluno.


5  METODOLOGIA

O presente trabalho está sendo desenvolvido por meio de pesquisas com suporte teórico e método bibliográfico de autores renomados, fontes de dados obtidos através da internet, artigos, vídeos, entrevistas com autores especializados no tema a ser desenvolvido. Sendo uma pesquisa qualitativa com objetivo de compreender e fundamentar os fatos e aspectos que envolvem a educação, o papel da escola relações sociais. Tendo como fator principal a questão da TDAH no processo de ensino aprendizagem. E a importância do diagnostico e orientação correta por parte dos professores e a escola, que na visão de Russel (2002), o que ocorre, é que nas escolas dificilmente há interesse e preparação do professor em saber lidar com esse mal, desconhecido e muitas vezes incompreendido.

6  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Uma breve história no limiar do tempo, o longo trajeto processo de identificação do funcionamento da hiperatividade. É difícil estabelecer na literatura o momento que se determinou essas manifestações.

Segundo o estudo de SILVA (2003) e de CYPEL (2001), analisamos e pontuamos em tempo histórico as descobertas registradas na literatura apontadas pelos autores em seus livros.

Em 1902, George Frederick Still realizou uma série de palestras e em uma delas falou sobre crianças que eram agressivas, desafiadoras, resistentes às disciplinas, excessivamente emotivas e passionais, com dificuldades de seguir regras, desatenta, propensas a acidentes e ameaçadoras a outras crianças devido a atitudes hostis. De acordo com Still citado por SILVA (2003, p.170), “essas crianças tinham um defeito maior e crônico “no controle moral’”, nessa ideia usou o mesmo termo para rotular os pais dessas crianças”. Entretanto reconheceu que o comportamento dessas crianças tem uma ligação hereditária ao perceber que alguns membros de suas famílias apresentavam problemas diversos como depressão, alcoolismo e alterações de conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com