Discursiva Ensino da Artes
Por: Alessandra frança • 17/10/2018 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
ATIVIDADE DISCURSIVA ARTE EDUCAÇÃO
A arte é e sempre foi a melhor maneira de expressão dos fatos, sentimentos e características socioculturais que marcam uma época. Portanto, a apreciação e conhecimento de obras de arte são ferramentas indispensáveis para a melhor compreensão destas temáticas. Museus, esculturas e obras arquitetônicas são acervos da nossa evolução e o contato presencial do aluno com peças do passado ou até mesmo contemporânea é capaz de proporcionar-lhe momentos de reflexão, despertar o seu senso crítico e entender a visão e as formas de expressão que o artista imprimiu em sua obra. A possibilidade de um contato presencial, ao invés da simples visualização numa apresentação de slides, torna possível uma compreensão mais sensível.
A prática educativa em artes deve ser um processo estimulador, livre e instigador. O aluno deve ter liberdade para expressar sua opinião, estimulando-o a observar atentamente cada detalhe para obter uma leitura da imagem levando o tempo que for necessário para que seja contemplada e compreendida. O contato com a arte desenvolvem emoções, reflexões, sentimentos, através de músicas, teatro, desenhos, quadros de pintura e danças.
O movimento, a música e a arte visual fazem parte do Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil, lá se encontra critérios e orientações para os professores que sabem a importância da arte para todos. O conceito de estética ou de arte pode ser trabalhado na criança em qualquer idade, pois ela é capaz de perceber a serie de variantes de cores, formas e estruturas nos ambientes ao seu redor.
Deve-se se incentivar a expansão da busca pelo conhecimento além da escola, de forma que o aluno amplie suas ideias no contato com museus, natureza e em suas viagens escolares e familiares, independentemente de estar relacionado aos conteúdos escolares daquele momento. Esta prática deve ser incentivada não só pelo professor, mas também pela família, e melhor ainda se estas atividades forem relacionadas ao lazer. À medida que o jovem adquirir um repertório cultural, ele buscará por maior diversidade de conhecimentos disponíveis além dos muros da escola.
...