Dissertação Á Cerca Da Relação Entre Os Filósofos Sócrates, Platão E Aristóteles
Por: Naylane Nunes • 30/5/2023 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 69 Visualizações
Dissertação á cerca da relação entre os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles
De acordo com a historiografia, Sócrates foi inspiração de Mestre do conhecimento para Platão e Aristóteles. Contudo, no que diz respeito aos seus pensamentos filosóficos, cada um detinha sua ideologia, sem ocorrer cópias de pensamentos.
Defensor da busca pelo conhecimento verdadeiro, Sócrates foi classificado como o mais sábio de todos os homens da sociedade em que vivia, e o principal motivo deste título dar-se por ele reconhecer que não era entendedor de todas as coisas, pensamento que é explicitamente colocado em uma de suas falas mais famosas, "só sei que nada sei", ele defende a ignorância humana e prova seu ponto a partir de diálogos compostos por perguntas consecutivas. Sócrates traz uma explicação "vaga" acerca do que seria o conhecimento para ele, mas afirma que o indivíduo nasce já entendedor de tudo, mas cabe ao próprio recordar-se dos mesmos. Para o filósofo a ideia de educação está relacionada à liberdade de pensamento, questionamento de sua realidade e sua formação social como cidadão consciente de seus direitos e deveres.
Criador e defensor da teoria da metafísica dualista, Platão também acreditava no conhecimento a partir da recordação, no entanto, para ele apenas o mundo das ideias e formas era capaz de transmitir a verdade em sua versão mais inquestionável. Para ele, o mundo sensível é composto apenas de pensamentos duvidosos e enganosos, capazes de induzir o ser humano ao erro. Ademais, seguindo o exemplo de seu antecessor, Platão defende que a essência dos seres é a sua alma, que além de ser preexistente ao corpo, também é imortal e passa do corpo antigo para um novo após a morte. Suas ideias de Paidéia e conhecimento estão interligadas, no ponto em que, sob seu ponto de vista, a educação está voltada na busca de cada indivíduo para tornar-se um perfeito cidadão, porém apenas seria possível a partir do desenvolvimento de seu intelecto, que além de ter hierarquias de capacidade, também era o fundamental motivo para a obtenção do conhecimento verdadeiro. Segundo seu pensamento, o Rei é quem ocupa o topo dessa hierarquia e os escravos formam a base. Sua teoria fala que a posição que cada indivíduo ocupará nesta pirâmide está diretamente ligada ao seu nível de desenvolvimento racional.
Por fim, Aristóteles vem inserindo sua teoria de que tudo possui sua finalidade e que isso é o agente causador da obtenção da perfeição de cada um. O Filósofo fala da necessidade humana de viver e conviver em sociedade, porém o indivíduo só alcança a vida plena sob vieses da educação, pois apenas ela é capaz de propiciar uma verídica qualidade de existência. Diferentemente de seus antecessores, para ele o conhecimento é acumulado ao longo da vida, através das informações que são transmitidas e obtidas, além disso, não existe um limite a ser alcançado, nesse ponto, é algo ilimitado e contínuo.
...