Distúrbios Do Pensamento
Trabalho Escolar: Distúrbios Do Pensamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milenaqs • 20/8/2013 • 620 Palavras (3 Páginas) • 5.010 Visualizações
Distúrbio do Pensamento
Os distúrbios do pensamento caracterizam-se em geral por distorções profundas e características no pensamento e na percepção, e por afeto inapropriado ou embotado. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, na vida de relações interpessoais e familiares. Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experiência real da imaginária. Essa doença se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com períodos de remissão, quando há um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.
A consciência e a capacidade intelectual geralmente são preservadas, embora possa haver o desenvolvimento de certos déficits cognitivos com o passar do tempo. O discurso da pessoa pode ser difícil de ser seguido por mudar de um assunto para outro com pouca ou nenhuma conexão lógica. Podem ocorrer Interrupções na sequência de pensamentos (bloqueios de pensamento).
O distúrbio do pensamento se desencadeia, em geral, na adolescência ou no adulto jovem. Raramente se inicia após os 40 ou 50 anos. A doença afeta igualmente homens e mulheres. A idade de início é mais precoce no sexo masculino, por volta dos 20 anos, ao passo que no sexo feminino, inicia-se mais tarde, mais próximo dos 30 anos. Embora, a idade de início parece determinar um prognóstico pior para o sexo masculino, quando comparado a pacientes do sexo feminino. O curso desta doença é sempre crônico com marcada tendência à deterioração da personalidade do indivíduo.
Até hoje não se conhece nenhum fator específico causador deste distúrbio. Há, no entanto, evidências de que seria decorrente de uma combinação de fatores biológicos, genéticos e ambientais que contribuiriam em diferentes graus para o aparecimento e desenvolvimento da doença. As pessoas de modo geral apresenta-se retraídas, tornam-se quietas, introvertidas, com tendência ao isolamento social e a manifestações de desconfiança e excentricidades, com histórico de poucos amigos e dificuldades na escola. Na adolescência não estabelecem relacionamento afetivo com o sexo oposto. Em geral não conseguem participar de atividades esportivas, sociais ou profissionais, principalmente em equipe. Há um interesse por assuntos filosófico, esotérico ou de ficção
Os sintomas psicóticos do distúrbio do pensamento são divididos em sintomas positivos e negativos e distúrbios das relações interpessoais, onde temos como ponto de referência a normalidade: os sintomas positivos são aqueles que não deveriam estar presentes e os negativos aqueles que deveriam estar presentes, mas estão ausentes. São classificados como positivos os sintomas como: alucinações, delírios, perturbações do pensamento e alteração da sensação do eu; os negativos podem ser descritos como: falta de motivação, apatia, embotamento afetivo e o isolamento social.
Delírios: o indivíduo crê em ideias falsas, irracionais ou sem lógica. Em geral são temas de perseguição, grandeza ou místicos.
Alucinações: O paciente percebe estímulos que em realidade não existem, como ouvir vozes ou pensamentos, enxergar pessoas ou vultos.
Discurso
...