Diversidade
Por: brizola • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 800 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Projeto Educativo Transdisciplinar
Para que o aluno possa construir sua autonomia é necessário que haja a flexibilização das propostas educacionais, possibilitando que ele construa os caminhos da sua aprendizagem. Assim contribuindo também para a formação da sua personalidade e caráter ao qual se revelarão através das suas escolhas, valores e postura diante da vida e do mundo. Através das diversas pesquisas o aluno constrói seus saberes em sua diversidade.
Segundo Hamze (2010), “diz da teoria de Hernandez, que todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.” No projeto definem-se as necessidades para escolher as disciplinas adequadas para se trabalhar e encontrar as soluções. Todo projeto deve estar relacionado com os objetivos para dar sentido aonde se quer chegar. O projeto é um processo coletivo e fundamentado em pesquisas.
É trabalhado coletivamente pela comunidade escolar de forma organizada e orientar as práticas cotidianas e a sustentar suas ações prevendo-as num determinado prazo. Dessa forma ele engloba aspectos de funcionamento externos e os internos como, currículo, planejamento, avaliação, organização e funcionamento. Assim as práticas educativas ficam neutralizadas contra a desarticulação e fragmentação do ensino.
Pensando nas diversas atividades de um currículo, visando um projeto multidisciplinar onde se podem trabalhar nas diversas áreas do ensino seguindo as necessidades dos alunos. Então, percebendo a falta de apoio e desinteresse familiar e comunitário como fonte incentivadora para uma integralização de conhecimentos, surgiu o olhar para a cultura. A partir da perspectiva de se trabalhar com a cultura, busca-se uma maior socialização dos conhecimentos levando-os a despertarem para a necessidade da cultura e do desenvolvimento social e cognitivo em busca de uma melhor integração familiar e comunitária.
• Tema: dá rumo ao que vem a seguir, é a base da proposta a ser seguida, deixando clara a objetividade dele. O tema deve ter a motivação de despertar o interesse e a atenção contribuindo para ampliar os conhecimentos propostos. É importante a participação dos alunos para escolha do tema, lembrando-se de uma abordagem visando à unidade do conhecimento nas diversas disciplinas.
• Público-alvo: para quem se destina o projeto, série/ano da escolaridade, ao qual o projeto deve ser adequado para o tipo de público.
• Objetivos gerais e específicos: é a proposição das metas, o que se quer ensinar e alcançar, as mudanças na forma de trabalho, modadlidade de aprendizagem e envolvimento dos alunos nas diversas unidades, as competências específicas a serem desenvolvidas, como se dará o ensino em todas as etapas e os impactos que ele trará. O detalhamento mais preciso se dá nos objetivos específicos , mantendo a coerência com os objetivos gerais distribuído por atividades específicas em busca de soluções.
• Justificativa: determina a finalidade e justifica a criação do projeto devendo atender a necessidades de modificação de atitudes e/ou comportamentos e por que motivo ele se dará. Dará a direção de quem será beneficiário direto e indireto, com foco no aluno.
• Metodologia: como se dará o procedimento, os métodos didáticos
...