Diversidade e inclusão
Por: maradelpuppo • 24/7/2017 • Trabalho acadêmico • 5.737 Palavras (23 Páginas) • 218 Visualizações
DIVERSIDADE & INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
Acadêmico
Eucimar Delpupo
Tutor Externo
Alpha Fausta Nascimento Rosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1082) – Licenciaturas em Foco
13/05/2017
RESUMO
A escola não é mais a mesma, aquele espaço homogeneizado, em que se via e/ou atendia apenas crianças tidas como normais. Hoje na instituição escolar inclusiva, os estudantes têm voz e são ouvidos, apoiam os colegas e são apoiados no processo de aprendizagem. A realidade cultural, social, política, econômica, religiosa, vem trazendo essa diversificação para a sala de aula. Nesse sentido, quando percebemos a possibilidade de conviver com as diferenças e, portanto, com a diversidade, podemos notar que cada aluno é único, tem suas características particulares que merecem ser consideradas pelo professor e pela escola com respeito. O ser humano não pode ser reduzido apenas à dimensão quantitativa, esta é apenas uma das possíveis dimensões. Além do mundo físico, existe outro mundo, também real, verdadeiro, legítimo, que é o mundo que a realidade da inclusão e diversidade, cada vez mais se vê surgir na sociedade uma nova escola, mais aberta, diversa e integral, tornando o espaço escolar mais colorido e rico em aprendizagem. A lei preconiza a universalização da educação para todos, garantindo o direito ao acesso, a permanência e ao sucesso dos alunos. Essa escola é e deve ser um ambiente de valores, respeitos, princípios, construção do conhecimento, com ou sem deficiência. As mesmas oportunidades devem ser dadas a todos, para que possam obter sucesso em sua vida escolar e pessoal e assim, exercer a cidadania.
Palavras-chave: Diversidade. Educação. Inclusão Educacional.
1 INTRODUÇÃO
A escola é um agente transformador que através de suas ações possibilita ao sujeito uma mudança de pensamento pautada no pensamento crítico, que concomitantemente, gera mudança de ações por meio de reflexão.
Fazer da escola um espaço onde todos possam ter os mesmos direitos; onde todos possam ser tratados com igualdade; onde os alunos deficientes sejam incluídos e não sejam olhados como “o anormal”, onde a escola possa ver a diversidade não como um problema, mas sim como um atributo somatório na construção das experiências onde alunos possam crescer juntos em busca de uma sociedade humanizada, e ele seja o alvo principal assegurando seus direitos como cidadão.
...