EDUCAÇÃO CONTINUADA FACULDADE POLIS DAS ARTES
Por: edinalvinasouza • 3/9/2015 • Projeto de pesquisa • 3.145 Palavras (13 Páginas) • 271 Visualizações
Sep Cursos
EDUCAÇÃO CONTINUADA
FACULDADE POLIS DAS ARTES
Daniela Silva Pio
Djane Rita Azevedo de Medeiros
Edina Alvina de Souza
Lenira Suave
Renata Borges Macaroni Paulino
CONTRIBUIÇÕES DAS ÁREAS DISTINTAS APLICADAS A LUDOTERAPIA
Trabalho apresentado à disciplina
Ludoterapia Aplicado à Ciência
Como exigência parcial para obtenção
do curso de Pós em Ludoterapia- turma 51
Coordenação da Profª,Ms.Jane Nogueira
Polo Vila Matilde : (Colégio Olivetanos)
São Paulo
2015
Sep Cursos
EDUCAÇÃO CONTINUADA
FACULDADE POLIS DAS ARTES
Daniela Silva Pio
Djane Rita Azevedo de Medeiros
Edina Alvina de Souza
Lenira Suave
Renata Borges Macaroni Paulino
CONTRIBUIÇÕES DAS ÁREAS DISTINTAS APLICADAS A LUDOTERAPIA:
A Contribuição dos Contos de Fadas na Ludoterapia
Trabalho apresentado à disciplina
Ludoterapia Aplicado à Ciência
Como exigência parcial para obtenção
do curso de Pós em Ludoterapia- turma 51
Coordenação da Profª,Ms.Jane Nogueira
Polo Penha : (Colégio Olivetanos)
São Paulo
2015
RESUMO
A presente pesquisa inicia-se buscando definições com o objetivo de provocar discussões, e promover reflexões sobre a relação das contribuições das histórias Infantis aplicadas na ludoterapia. Sendo a infância a fase mais importante pelo qual o ser humano passa ao longo da vida, pois é onde se começa o processo de construção da personalidade de um indivíduo.
Como o brincar faz parte do cotidiano das crianças, este instrumento se faz necessário para se conseguir uma infância com o desenvolvimento normal e saudável. É no brinquedo que ela brinca com o real, estabelecendo sua personalidade, suas escolhas, necessidades e sentimentos. A partir disso, a criança inicia o seu processo de relação com outras crianças, e assim, ser inserida num contexto social ao qual ela faz parte. Os contos de fadas considerados pelos pais e educadores até pouco tempo como irreais, falsos e cheio de crueldade, são para a crianças, o que há de mais real, algo que lhes fala, em linguagem acessível, do que é real dentro delas. Por isso nosso interesse por trabalhar com crianças bem pequenas e que as vezes não sabem expressar o que sente e que muitas vezes falam através no mundo do faz-de-conta, consegue-se aprender a lidar com os relacionamentos do mundo à sua parte, com a aplicação de suas experiências através das brincadeiras.
Palavras Chaves: criança; contos de fadas; contribuição; ludoterapia.
SUMÁRIO
Introdução.........................................................................................................05 1-Ludoterapia : Auto- Expressão da Criança....................................................06
2 - As Contribuições dos Contos de Fadas na Ludoterapia..............................08
2.1. Que os Teóricos falam da História Infantil......................................10
Conclusão.........................................................................................................13
Referências Bibliográficas................................................................................14
Introdução
Este trabalho teve como objeto de investigação um recurso proveniente da
literatura e utilizado pela Ludoterapia para fins terapêuticos: a história infantil
A tarefa que nos propusemos foi investigar o que acontece com a inserção de livros de histórias infantis na relação terapêutica da ludoterapia com a contribuição, procurando saber se poderão servir de recurso facilitador nas sessões terapêuticas da criança.
Para tanto, levantamos realizamos uma pesquisa bibliográfica para nos aprofundar mais neste tema. Abordarmos breve relato da história infantil na ludoterapia de uma maneira geral, como recurso que facilita o processo da criança em ludoterapia sob as diversas abordagens. O processo terapêutico da ludoterapia centrada na criança considera o brinquedo como a melhor forma de comunicação com a criança (ver, por exemplo: Axline,1972; Landreth,1991,1993). Também são bastante utilizados os desenhos, a argila e as tintas para pintura (Gumaer,1984; Gladding,1993).
Abordamos como a história infantil pode, também, ser um meio de comunicação com ela. Em seguida apresentamos os objetivos de nossa pesquisa, o método contendo indicações sobre a abordagem metodológica que utilizamos, os participantes, a sala, o material e procedimento do atendimento e da pesquisa, bem como a análise deste material. Mostramos os resultados, a discussão e as conclusões. Finalmente apresentamos as referências bibliográficas.
1 - Ludoterapia : Auto- Expressão da Criança
Ludoterapia é um ramo da psicologia. É uma técnica psicoterápica de abordagem infantil que se baseia no fato de que brincar é um meio natural de auto-expressão da criança. Durante as sessões de ludoterapia é dada a oportunidade da criança libertar os seus sentimentos e problemas através da brincadeira. É igual a terapia dos adultos, onde ele resolve os problemas através da fala. Só que na ludoterapia a criança tem o brinquedo e a brincadeira para exprimir os seus sentimentos.
...