EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS PRÁTICAS E SEUS SUJEITOS
Por: Imagem Certa Estúdio Gráfico • 12/9/2022 • Trabalho acadêmico • 13.530 Palavras (55 Páginas) • 93 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EDU03100- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS PRÁTICAS E SEUS SUJEITOS
Docente: Evandro Alves
Turma A – 2019/2
Andressa Reinheimer Salini Camilla Baldo de Oliveira Fernanda Lopes Fetter
Maria Eduarda Leidens Prates
Paula Fernanda Neves Guimarães
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 1: RELATÓRIO REFLEXIVO
Porto Alegre
2019
SUMÁRIO
I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA E PARTICIPANTES II. DIMENSÃO INSTITUCIONAL
III. DIMENSÃO: SUJEITOS DA EJA
IV. DIMENSÃO: A DINÂMICA NA SALA DE AULA DE EJA V. REFLEXÕES SOBRE O ATO DE OBSERVAR
VI. CONCLUSÕES FINAIS VII. REFERÊNCIAS
- RELATO DA EX-ESTUDANTE FERNANDA LOPES FETTER
“A escola de fato é um dos pilares centrais na constituição de um indivíduo, e não menos do que isto o Gomes Carneiro a mim representa, como instituição de ensino, onde retorno mais uma vez para aprender. Voltar é como rebobinar uma fita, passa -se flashbacks de lugares, pessoas, momentos que carrego ainda hoje comigo.
O olhar que retorna, é com certeza mais atento, observador, e reflete outras convicções. Agora como docente, ressignifico toda uma marca que ficou como estudante, a qual enxergava no turno da noite o tipo de pessoa que eu não queria ser, e nas quais eu tinha medo, devido às inúmeras histórias de tráfico envolvendo este turno de escola.
Vejo este momento como uma oportunidade única para alinhar os meus conhecimentos acadêmicos à prática daquilo que por si só, em mim já carrega uma marca afetiva. “
- RELATO DA EX-ESTUDANTE CAMILLA BALDO DE OLIVEIRA
“Quando soube que teríamos de fazer uma observação numa instituição com EJA, a primeira escola que me veio à mente foi o Gomes. A minha primeira escola, lugar em que fiz amigos que tenho até hoje, onde aprendi a ler e a escrever, no entanto retornei num contexto totalmente diferente do qual eu vivi. Voltei como graduanda de pedagogia para observar uma turma de EJA, o que, na época, para mim era desconhecido. Foi uma experiência única e não poderia ter sido em outro lugar. Me senti em casa, acolhida desde que entrei pelo portão, soube que estava em casa e isso me fez viver a observação mais intensamente do que uma simples atividade acadêmica.”
l. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA E PARTICIPANTES | ||
Dados da Disciplina: | ||
- EDU03100: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS SUJEITOS | E | SEUS |
- Professor Orientador: Evandro Alves e Maria Clara Fisher
Dados dos participantes:
- Andressa Reinheimer Salini: Graduanda do terceiro semestre
- Maria Eduarda Leidens Prates: Graduanda do terceiro semestre
- Fernanda Lopes Fetter: Graduanda do terceiro semestre
- Camilla Baldo de Oliveira: Graduanda do terceiro semestre
- Paula Fernanda Neves Guimarães: Graduanda do terceiro semestre
ll. DIMENSÃO INSTITUCIONAL
Dados de identificação e caracterização da instituição
A instituição escolhida para realização da observação foi a Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, situada em Porto Alegre, na Praça Paulo de Aragão Bozano, Sn, no bairro Vila Ipiranga. O telefone para contato é 3340-7090. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, das 7h30 às 23h.
A instituição atende 1115 alunos de ensino fundamental, ensino médio e EJA, onde 126 correspondem aos alunos da modalidade observada. Também conta com
41 turmas, 20 pela manhã, 13 na parte da tarde e 8 no turno da noite, sendo 5 da EJA. Também apresenta um quadro de 14 funcionários e 60 professores, sendo que aproximadamente 12 são envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos, além da equipe formada pelo vice-diretor, pela supervisora, pela diretora, pela orientadora, pela secretária e pelo setor financeiro da escola.
A presença da EJA na escola ainda é muito tímida. Assim como visto durante a observação, desde a localização da sala de aula até o uso de outros ambientes ou a maneira como a modalidade é vista, nos levou a refletir sobre a forma como esse espaço está sendo ocupado por ela. Segundo Dayrell (2001, p. 13), “[...] não só os alunos resignificam o espaço, também os professores o fazem.”, assim como a equipe pedagógica e administrativa da escola também pode fazer. Para que a Educação de Jovens e Adultos ganhe cada vez mais força e visibilidade dentro do ambiente escolar, fazendo com que os alunos também se sintam mais acolhidos, é interessante que a ressignificação desse espaço, não só físico, seja feita de forma coletiva.
Sobre o entorno da Instituição
A escola fica no bairro Vila Ipiranga, bairro caracterizado como classe média baixa, temos a Av. do Forte nas redondezas, temos o Hospital Banco de Olhos atrás da escola e alguns comércios locais nas redondezas. A peculiaridade da localização da escola é sua discrepância entre as classes sociais que habitam suas redondezas. Ao passo que temos a Av. do Forte e bairros como a Vila Jardim perto da escola, ao norte temos bairros como o Passo da Areia, cujo público muda drasticamente. Se irmos em direção norte da escola nos deparamos com os Shoppings Iguatemi e Bourbon Country, parques como o Germânia e clubes como o Bourbon Country Club. Locais que são caracterizados pela alta elite que mora e frequenta tais regiões.
...