ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
Por: JOELMAQG • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.850 Palavras (12 Páginas) • 663 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
[pic 1]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................... IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL ESTAGIADO... CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL.... DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO ..... CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. REFERÊNCIAS ................................................................................................. | 03 05 06 07 12 13 |
INTRODUÇÃO[pic 2]
Com o estágio Contexto e Espaço Educativos pode ser observado que a educação não acontece apenas em espaços formais como em escolas, mas também acontece de maneira informal e não-formal, em todos os segmentos da sociedade.
Ao realizar o estágio do curso de Pedagogia surgiu a oportunidade de conhecer outros espaços educativos, ou seja, uma oportunidade de conhecer a abrangência da educação e da formação profissional e social de um cidadão.
O estágio foi realizado na Igreja Evangélica Batista Rhema, que é dirigida pelo pastor Luis Carlos.
Espero que ao realizar este estágio, possa entender a profundidade e a presença do processo educacional nos espaços não formais de educação presentes na sociedade.
Pode-se observar que mesmo não havendo um espaço de educação formal a igreja realiza um trabalho pedagógico organizado.
Esta organização é extremamente necessária para que haja organização nos espaços educativo formal e não-formal.
Deu para observar, que mesmo não sendo um espaço educacional formal a igreja desenvolve um excelente trabalho pedagógico.
O objetivo do estágio é observar e analisar quais são e como estão sendo utilizados os espaços na educação e como eles contribuem para o processo de ensino.
Com o estágio na igreja percebi que a educação não se faz dentro dos muros escolares, mas vai muito além. A busca de novas parcerias para a efetivação da prática pedagógica dará a educação um sentido de pertencimento na comunidade contribuindo para o desenvolvimento local. O que significa que o papel da escola é insubstituível, mas ela pode ser enriquecida por outros profissionais que completem a formação do indivíduo. Um exemplo é o Estudo Bíblico onde as crianças aprendem obediência, respeito e também elas vão para uma sala onde com a ajuda das professoras começam a ter uma base de como colorir, isto é, crianças até 4 anos.
Espero que com estes novos conhecimentos, eu possa ficar atenta a todo processo educacional, aconteça ele onde acontecer e que eu esteja pronta para atuar onde de fizer necessário, pois pode ser que um dia eu tenha oportunidade de trabalhar nestes outros contextos e usar o que já tenho de experiência de sala de aula.[pic 3]
IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL ESTAGIADO[pic 4]
O estágio Contexto e Espaço Educativo foi realizado na Igreja Batista Rhema localizada na Rua Zinha Madeira, Bairro Centro na cidade de São Pedro do Suaçui- MG, CEP 39784000. O funcionamento é durante quase toda a semana.
No domingo começa com a escola dominical Bíblica, que começa ás 8:00 hs e termina às 10:00hs, atendendo pessoas de todas as idades. Há noite tem o culto com o pastor.
Na segunda-feira e na terça-feira tem o culto de adoração, na quarta-feira tem o ensaio de louvor, feitos pelas senhoras, na quinta-feira tem o culto com o pastor Rodrigo, que em outros dias dirige a igreja de uma cidade vizinha chamada São José do Jacuri – MG. Na sexta-feira tem o estudo bíblico, dado pelo pastor Luis Carlos.
Ainda tem o curso de batismo feito pela Diaconisa Aparecida, e só pode participar deste curso pessoas acima de 12 anos.
Na escola Bíblica Dominical o estudo é feito por idade, sendo de 0 a 4 anos com a turminha “Rosas de Saron”, onde realizei meu estágio, outra turma de 8 a 12 anos, outra de 13 a 15 anos, outra com jovens e outra com o pastor Luis Carlos
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL[pic 5]
Através do testemunho e da exposição da Palavra: ...´´serão todos ensinados por Deus... todo aquele que do pai ouviu e aprendeu vem à mim``(João 6.45).
A conversão é eterna quando acontece através do ensino. A escola Bíblica Dominical tem a finalidade de proporcionar, evangelizando por meio do estudo das palavras de Deus o desenvolvimento da fé, da justiça, da paz, da humildade, do amor em cada aluno, assegurando a ele a oportunidade de:
- Desenvolver o gosto pelo estudo bíblico;
- Ter uma vida de oração;
- Aumentar o vínculo com a família, dentre outros;
- Localizar o povo (novos, convertidos, relações de visitantes na escola e nos cultos da igreja, rol de membros e comunidade ao redor)
- Promover uma campanha contínua de matrículas (à medida que cresce matrícula também cresce a presença)
- Elaborar um programa de visitação visa encorajar os alunos ausentes, e reintegrá-los à vida cristã.
Alistamento formação e treinamento de novos professores. Utilização de métodos criativos, melhorando a comunicação entre os professores e alunos. Apoio irrestrito do pastor.
Deve a igreja destinar uma verba regular a fim de que a Escola Bíblica Dominical possa funcionar sem atropelos e improvisações. Segundo o material pesquisado a avaliação da Escola Bíblica é periódica, objetivando o padrão de excelência assegurando o dinamismo e a eficácia do projeto pelas sucessivas revisões e reformulações. Está presente no todo em cada parte.
...