ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV OLHO D’ÁGUA DAS FLORES- AL
Por: Bestinfor • 30/1/2017 • Trabalho acadêmico • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 389 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
ALEANDRA GOMES DE MELO
ELIANE DOS ANJOS
JAKELINE VIEIRA DA SILVA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
OLHO D’ÁGUA DAS FLORES- AL
2014
ALEANDRA GOMES DE MELO
ELIANE DOS ANJOS
JAKELINE VIEIRA DA SILVA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota, da disciplina, Estágio Supervisionado IV, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas.
Orientadora Prof.ª Maria Betânia Gomes da S. Brito
Tutor: Márcio
OLHO D’ÁGUA DAS FLORES- AL
2014
PROJETO DE INTERVENÇÃO
I - IDENTIFICAÇÃO
Escola campo de Estágio: Escola Municipal de Ensino Fundamental Genivaldo Novais Agra.
Localização: Avenida Adão Vieira, nº 371 no município de Carneiros, Estado de Alagoas.
Rede de Ensino: Municipal
Professora de Estágio: ( da UFAL) Maria Betânia Gomes da Silva Brito
Tutor/a: Márcio Rubens
Alunos/as estagiários/as: Eliane dos Anjos, Jakeline Vieira da Silva, Aleandra Gomes de Melo.
II – DADOS SOBRE O PROJETO
Tema gerador: A magia da Leitura: Letras, versos e poesias
Problemática: Trabalhar práticas de uma forma dinâmica poderá despertar nos alunos o gosto pela leitura.
Público-alvo: turma/ano: 1º Ano
III- JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Durante as visitas realizadas na instituição campo de estágio detectamos que há muita dificuldade dos alunos quanto a aquisição da leitura, o que dificulta no desenvolvimento das atividades trabalhadas em sala de aula e, consequentemente, no processo de ensino aprendizagem.
A definição do tema “A magia da Leitura: Letras, versos e poesias” surgiu da necessidade apresentada pelos estudantes do 1.º ano do Ensino Fundamental, a partir da observação que fizemos na referida sala de aula, onde momento em que percebemos as dificuldades dos alunos/as quanto à leitura.
Através da leitura o aluno consegue se transportar para o mundo da imaginação, explorá-lo, desenvolver sentimentos e emoções, vivenciando experiências que propiciem e solidifiquem conhecimentos significativos ao seu processo de aprendizagem.
Um projeto voltado para a leitura visa grandes benefícios no ensino-aprendizagem, visto que os estudantes estarão mais aptos a desenvolverem novas aprendizagens, como pesquisar, interpretar, compreender a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se; já que a leitura é condição indispensável para uma melhor compreensão do mundo.
A questão colocada a partir da intervenção que será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Genivaldo Novais Agra, nos fornece a ideia de intervir e atuar mais diretamente para o desenvolvimento da leitura a partir de práticas pedagógicas motivadoras e capazes de despertar uma fluente habilidade de leitura.
IV – OBJETIVOS
Objetivo Geral
- Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial criativo do aluno.
Objetivos Específicos
- Estimular a prática diária pela leitura.
- Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
- Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe.
- Aproximar-se do universo dos livros, manuseando-os e reparando as imagens.
- Despertar o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história.
V – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para compreendermos melhor o fenômeno da leitura com crianças em fase alfabetização e letramento é que nos propomos a discutir no presente trabalho, as práticas de leitura, nos apoiamos nas teorias e conhecimento de teóricos conceituados dentro da literatura direcionada ao infanto-juvenil. Conhecimento este que contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores fluentes.
O texto literário se diferencia dos demais gêneros textuais por suas características de ficção e de trabalho artístico com a linguagem. Sob esse enfoque é que a escola deveria tratar a literatura infantil e sua importância nessa instituição, bem como seu reflexo sobre as funções que essa literatura cumpre no ambiente escolar. Essas funções acabam por determinar os objetivos do ensino da literatura infantil, envolvendo o trabalho para que este se desenvolva a contento (COSTA, 2007, p.148).
Dessa forma, ao elaborar este trabalho voltado para a leitura na turma de 1º Ano, os estudos de Emília Ferreiro indicam que existem vários estágios de desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita entre as crianças. Estes estágios vão do mais simples, aos mais complexos, em que a criança já reconhece sílabas, letras, sons e padrões de formação de palavras no qual a criança relaciona as palavras às figuras (e não aos sons) , dentre os estágios estão: Estágio sensório-motor (até 2 anos) Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos)Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta).
...