ESTUDO DO MEIO HISTÓRIA E GEOGRAFIA PONTOS TURÍSTICOS DE JOINVILLE
Por: gicelisantos • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 549 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
ESTUDO DO MEIO HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PONTOS TURÍSTICOS DE JOINVILLE
Definição do tema
Escolha do problema – perguntas
Porque podemos inserir o turismo nas matérias de Geografia e Historia?
R: Porque resgata a historia e cultura do local, preservação de patrimônios, tradições costumes culturais da região e também gera uma atividade econômica.
Porque a Geografia é uma forte aliada ao turismo?
R: A geografia é muito importante para o turismo porque atrás dela as pessoas conseguem elaborar um roteiro.
Porque a Historia é importante ao turismo?
R: Porque nos ajuda a se localizar no tempo.
Justificativa – explicar a razão do projeto
O estudo do meio representa uma excelente estratégia para a construção do conhecimento histórico por professores e alunos pelo fato de unir pesquisa, contato direto com um contexto (meio), sua observação e descrição, aplicação de entrevistas, análise de elementos que compõe o patrimônio histórico e memória.
Relacionar os temas estudados em sala com o que ocorre fora dela é algo que deve estar no radar de todos os professores. Entre as formas de realizar essa tarefa, uma das mais consagradas é o trabalho de campo, presente em disciplinas como Ciências, História e Geografia. No caso dessa última, uma das intenções principais é levar a turma a compreender a paisagem cultural (a união de elementos naturais e construídos pelo homem em determinado espaço), entendendo as relações biológicas, sociais e econômicas que a estruturam.
Objetivo geral
Conhecer, coletar informações e analisar diversos aspectos (cultural, social, ambiental e econômico) de um ambiente específico. O desafio é entender como eles se relacionam entre si. Pode se dar em uma única visita ou numa série.
Objetivo especifico
Conteúdos e atividades necessárias ao tratamento do projeto
Antes da visita: Como se trata de uma visita mais ampla, é preciso definir previamente quais aspectos se deve observar. Além de espaço para a coleta de dados, o caderno de campo deve ter um material didático que ajude o aluno a entender o que está observando, como mapas do local, fotografias antigas e reportagens.
Durante a visita: A turma pode ser dividida em grupos - cada um fica responsável por analisar um aspecto específico e reunir informações sobre ele. Se houver dúvidas, oriente os alunos a encontrar possíveis respostas por meio de entrevistas, por exemplo, e a registrar as que persistirem.
Depois da visita: As informações coletadas devem ser compartilhadas (em debates ou com a criação de bancos de dados coletivos) e aprofundados por meio de pesquisas em fontes escritas. Em seguida, no momento da síntese, é hora de relacioná-las e descobrir quais fenômenos têm razões externas ao local estudado - e, por isso, precisam de mais pesquisa.No caso dessa última, uma das intenções principais é levar a turma a compreender a paisagem cultural (a união de elementos naturais e construídos pelo homem em determinado espaço), entendendo as relações biológicas, sociais e econômicas que a estruturam.
...