ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE
Por: Espedito Monteiro • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 6.974 Palavras (28 Páginas) • 311 Visualizações
[pic 1]
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE
MONTEIRO, Espedito Saraiva [1]
Orientador²
RESUMO
O presente artigo teve como objetivo geral discutir a importância da articulação entre a teoria e a prática durante a realização do estágio supervisionado escolar, evidenciando que a formação do professor tem sido uma temática amplamente debatida nas instituições escolares. Como objetivos específicos, o texto propôs conscientizar os professores sobre a necessária articulação da dicotomia teoria e prática, demonstrar a importância da teoria na construção do conhecimento e apresentar como relevância prática dos elementos teóricos no fazer pedagógico. Nos aspectos metodológicos utilizou-se a pesquisa de natureza bibliográfica e documental para alcance dos objetivos propostos. Assim, o estudo, fruto da realização de estágio supervisionado na docência escolar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, evidenciou a reflexão a respeito da formação acadêmica do educador durante o curso de formação em Pedagogia 2ª Licenciatura do Centro Universitário Internacional – UNINTER, já que a formação de professores é uma etapa de grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. As considerações apontam que é necessário que haja a inter-relação durante todo o processo de formação acadêmica de modo à superação fragmentada da formação universitária. Portanto, é essencial que o estágio supervisionado da docência escolar seja um momento pesquisa, ação e reflexão.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Teoria. Prática. Formação Docente.
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado na docência escolar durante a formação do acadêmico do curso de Pedagogia se constitui como um momento muito importante na formação do estudante visto que nesta etapa, terá a oportunidade de colocar em prática as teorias estudadas durante o curso. Além disso, no estágio o aluno poderá exercitar suas qualidades pessoais para desenvolver suas habilidades, analisar situações de sala de aula e propor mudanças no ambiente escolar onde estagiar.
De acordo com Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que oportuniza ao aluno adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho. Deste modo, o estágio se constitui como o primeiro contato do futuro professor com o espaço escolar; por meio da observação, da participação e/ou da regência o estudante poderá construir intervenções pedagógicas.
Entretanto, a formação do professor não deve estar limitada apenas às teorias estudadas no decorrer da graduação, nem na curta experiência do período do estágio. A formação profissional é um processo contínuo que deverá seguir o professor durante todo o tempo de atividade escolar.
A partir desta compreensão esse texto apresenta embasamentos teóricos e práticos constantes no relatório de Estágio Docência na Educação Básica – Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental - componente da Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) Diversidade no Espaço Escolar – A 2016 – Fase II, do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional – UNINTER.
O relatório de estágio relata as práticas pedagógicas das professoras regentes do Pré - escolar e Anos Iniciais do ensino fundamental, processo de avaliação e clima escolar e da equipe de profissionais da escola. Além disso, contemplam as duas etapas do estágio: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Dentre os itens apresentados na sequencia do texto, destacam a identificação e caracterização da escola estagiada, perfil dos profissionais que fazem parte da equipe, infraestrutura escolar, a concepção pedagógica da escola e o relato das observações participativas reflexivas em sala de aula.
A realização do estagio ocorreu no período de 12 de abril a 18 de maio de 2016; no período matutino foi realizada a observada participativa no 5º Ano, turma A do ensino fundamental, sob a regência da professora Janaina Alves. Já o estágio na Educação Infantil foi realizado no Pré-Escolar II, no turno vespertino, sob a regência da professora Jéssica Souza.
O texto teve como objetivo geral discutir a importância da articulação necessária entre a teoria e a prática durante a realização do estágio supervisionado escolar, evidenciando que a formação do professor tem sido uma temática amplamente debatida nas instituições escolares brasileiras. Apresenta como objetivos específicos conscientizar os professores sobre a necessária articulação da dicotomia teoria e prática, demonstrar a importância da teoria na construção do conhecimento e apresentar como relevância prática dos elementos teóricos no fazer pedagógico.
Assim, a discussão proposta traz como problemática a seguinte: até que ponto é possível aliar os aspectos teóricos às questões práticas a partir dos conhecimentos adquiridos durante a etapa de estágio supervisionado do curso de pedagogia da UNINTER? A importância desta discussão parte da premissa de que teoria e prática são elementos de relevância para a atividade profissional.
Para melhor compreensão desta discussão, torna-se necessária a esclarecimento semântico da dicotomia teoria e prática. Enquanto a teoria trata-se de um conjunto de princípios fundamentais ou de uma ciência, isto é, designa o conjunto de ideias, base de um determinado tema e transmite uma noção geral de alguns aspectos da realidade; já a prática refere-se a um conceito com diversos significados com a aplicação dos conhecimentos adquiridos; teoria não significa o oposto da prática, mas a complementação desta.
A justificativa para a escolha do presente tema leva-se em consideração a motivação do estudante autor deste trabalho em relação às etapas realizadas no estágio supervisionado de docência que percebeu, a partir dos conteúdos teóricos estudados durante o curso, a relação que os mesmos devem ter com a prática docente. A importância da discussão de teoria e prática se reveste de grande relevância ao considerar o espaço educacional repleto de muitos teóricos e poucos práticos. Portanto, os saberes científicos, para ser significativo precisam estar em consonância com as questões práticas.
...