ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO FORMAÇÃO DOCENTE
Por: 6699618446 • 24/2/2016 • Trabalho acadêmico • 3.743 Palavras (15 Páginas) • 749 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
CURSO DE PEDAGOGIA- EAD
RU: 571400
ALUNA:[a] MIRIAN BOTELHO DE OLIVEIRA[b]
MATUPÁ
2015
[c]
UNINTER GRUPO EDUCACIONAL
MIRIAN BOTELHO
RU:571400
ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO
FORMAÇÃO DOCENTE
PROJETO POLÍTICO PEDÁGOGICO-PPP
UTA DIDÁTICA-MAGISTERIO
MATUPÁ-POLO SINOP
2015[d]
1
SUMÁRIO[e]
ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO..................................................................
FORMAÇÃO DOCENTE...............................................................................................
ESTUDO CONTINUADO..............................................................................................
DEMOCRÁCIA E DITADURA.......................................................................................
PLANO DE AULA........................................................................................................
2
INTRODUÇÃO[f]
O estágio curricular supervisionado na formação de professores, tem como base [g]troca de conhecimentos que articula diversos saberes: saber do cotidiano, conceitos científicos determinações legais e diretrizes curriculares. Essa construção segundo salgado(2000),se fez em condições muito especiais.
O estágio tem como objetivo trazer ao aluno estagiário, o conhecimento da realidade escolar, e a investigação de como se vive em um ambiente escolar, e a realidade de cada instituição. Como cita Silva (2011,p.11).
[...] é possível o estágio se construir como momento de reflexão teórico-prática e de transformação da realidade escolar. Ainda que o estágio seja um momento mais para aprender do que transformar a escola, dados seus limites de tempo e espaço, por meio dele o aluno estagiário aprende que é possível fazer algo para a escola. O desenvolvimento do estágio, portanto, passa pela tomada de consciência individual e coletiva do que é ser pedagogo, das suas possibilidades, dos seus limites e de suas perspectivas profissionais, constituindo sua identidade profissional.
O estágio é, nesse sentido, um marco inicial na construção da identidade profissional como futuro professor, pois, a partir da reflexão e da analise crítica, essa identidade profissional irá se construir e se transformar ao se confrontar com a realidade escolar.
Da mesma forma, a ação do pedagogo, independentemente do espaço que atuará, precisa de uma visão de totalidade, sem qual não conseguimos educar nem formar com qualidade. Essa visão mais ampla dos nexos que compõe a realidade é construída e desenvolvida com um currículo interdisciplinar, no qual o conhecimento não é abordado de forma fragmentada. Tratá-lo dessa forma, portanto, não nos permite a compreensão da totalidade capaz de explicar o fenômeno estudado. Para entender e explicar a realidade, seja ela cientifica, tecnológica, econômica, politica ou cultural, precisamos compreender o conhecimento como um todo, produzido socialmente pelos homens nas relações que estabelecem entre si e a natureza.
3
DESENVOLVIMENTO
Formação docente
A escola estagiada: Escola Estadual Jardim das Flores, situada na rua 14 nº036 bairro Jardim das flores Matupá MT , aos cuidados da coordenadora Juliana O. L. Lukuine, obtendo 63 funcionários ao todos. A Escola atende em três turnos, diurno, matutino e noturno possuindo mais de mil alunos, atendendo só o ensino médio, com os profissionais qualificados na área.
Escola possui grande porte comportando todos os alunos matriculados nesta instituição, sendo em média de 25 à 30 alunos por sala de aula, os móveis da sala são novos e conservados, são climatizadas, contendo ainda ventiladores, tem quadra esportiva, e também boa iluminação.
O estágio foi realizado no mês de agosto devido greve, depois férias e os jogos estudantis, sendo observadas aulas de sociologia e filosofia foi de bom aproveito e bem interagido, com aulas bem proveitosa tratando-se do tema: democracia e ditadura ( cidadania, politica e estado)e bem parcipativa. Pois este estágio me deu uma rica oportunidade de conhecimento e articulação da teoria e prática, pois esta teoria-prática que se alcança na atitude de investigação e pesquisa por parte do futuro professor, permite que ele tenha prática pedagógica bem fundamentada e adequada a realidade em que atua coerente com uma e proposta de escola progressista, igualitária e transformadora.
Este estágio tem o objetivo de esclarecer ao professor acadêmico, como se portar em uma sala de aula, são troca de informações muito importante, e que sempre devemos estar a par de cada detalhe, que o professor na escola não transforma por si só a realidade, no entanto poder ter o papel importante nesse processo.
Agora que, o que é o trabalho docente, e a sua relação com o conhecimento em nossa sociedade, vamos discutir quais são os conhecimentos envolvidos nesse processo de trabalho específico e suas implicações na formação dos professores. O conhecimento faz parte do trabalho do professor, tanto como objeto do seu trabalho, aquilo que vai ser ensinado ao seu aluno, quanto como condição necessária ao exercício da sua função, ou seja, enquanto saberes que subsidiam e orientam o desenvolvimento da prática pedagógica. O professor também deve conhecer o PPP da escola, procurando obedecer, suas normas e regras.
4
Os objetivos contemplados no desenvolvimento do trabalho abarcam o identificar, no Brasil, as características da formação e da profissionalização docente no contexto atual.
Especificamente, pretende-se identificar as características da formação docente, embasados na legislação e em diferentes teóricos; além disso, identificar aspectos relativos à profissionalização docente na contemporaneidade[h].
O professor é um profissional que domina a arte de reencantar, de despertar nas pessoas a capacidade de engajar-se e mudar. Neste aspecto, entende-se que a formação do professor é indispensável para a prática educativa, a qual se constitui o lócus de sua profissionalização cotidiana no cenário escolar. Desse modo, compreender a formação docente incide na reflexão fundamental de que ser professor é ser um profissional da educação que trabalha com pessoas. Essa percepção induz este profissional de educação a um processo permanente de formação, na busca constante do conhecimento por meio dos processos que dão suporte à sua prática pedagógica e social. Neste sentido, a educação é um processo de humanização e, como afirma Pimenta (2010), é um processo pela qual os seres humanos são inseridos na sociedade.
...