ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: fabianaborges22 • 11/4/2022 • Resenha • 3.267 Palavras (14 Páginas) • 328 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
RELATÓRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FABIANA BORGES DOS SANTOS - 190126008
FRANCISCO BELTRÃO - PR
2021
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
FABIANA BORGES DOS SANTOS - 190126008
RELATÓRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II– ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório Avaliativo apresentado como requisito parcial para atribuição de notas na disciplina de Estágio Supervisionado II: Anos iniciais do ensino fundamental como exigência legal do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa. Orientador(a): Adriana Camila Machado da Rocha
FRANCISCO BELTRÃO - PR
2021
SUMÁRIO
Sumário
RELATÓRIO DE EXPÊRIENCIA 12
CONCLUSÃO 13
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1 RELATO DE EXPERIÊNCIA
O estágio de docência foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Marli Abdala, localizado na Rua Francisca Pires, 161, Bairro Pinheirinho – Francisco Beltrão/PR. A intervenção foi feita por meio de contato remoto, conforme combinado com a pedagoga. Ela passou os conteúdos com os quais estava trabalhando. Durante o período de docência não houve a intervenção de outros professores. O presente relatório informa as situações vivenciadas durante o período em que realizei o estágio a todas as informações foram me passada via WhatsApp.
O Centro Municipal de Educação Infantil Marli Abdala possui uma estrutura física de sete salas de aula, atendendo a uma demanda de 136 crianças, na faixa etária de zero a quatro anos, em turno integral diurno, está organizado em duas turmas de Berçário, uma turma de maternal I, duas turmas de Maternal II e duas turmas de Pré.
A finalidade deste estágio consiste em observar na prática tudo o que foi aprendido até o momento no curso de pedagogia, relacionando as teorias com a prática vivenciada, e, como acontece, o desenvolvimento das crianças nesta faixa etária. Desse modo, completamos nosso aprendizado e aperfeiçoamos nossa prática pedagógica.
Segundo Metz et al. 2011, o estágio supervisionado na Educação Infantil tem um papel de grande importância na formação e atuação profissional dos futuros pedagogos. Situá-los no contexto histórico e abordar as mudanças que ocorrem no setor educacional facilitará a compreensão de quem são as crianças com as quais compartilharão práticas pedagógicas.
Cabe salientar que, o meio escolar é o reflexo do mundo. Portanto, a educação é a base do conhecimento; pois a escola inclui, informa, constrói, contribui, e auxilia na compreensão das diferenças entre as pessoas. Por isso, faz-se necessário que os professores sejam capacitados para mediar a aprendizagem, trabalhando assim os aspectos psicológicos, cognitivos, físicos e sociais da melhor maneira possível.
Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus ocasionou a suspensão das aulas, com isso minha experiência de campo foi totalmente afetada de modo que não tive nenhum contato com alunos e os outros professores, prejudicando a oportunidade de maiores informações e observações que poderiam ter sido feitas.
Devido a pandemia e as variantes que circulam pelo país, a educação nacional adotou quase que em 100% do seu território o ensino remoto, essa modalidade consiste na realização de tarefas escolares em casa e assistir as aulas via sistema com a utilização de aparelhos eletrônicos como notebook e smartphones com a utilização de internet.
A volta as aulas vivem um impasse, pois diante do aumento significativo do número de casos, o estado entrou na fase vermelha que impõe restrições mais rígidas como a suspensão das aulas presenciais, diante desse quadro a escola não permitiu a inclusão de estagiários por conta do distanciamento social e para não ocasionar aglomeração, considerando isso o estágio acompanhou as atividades de forma remota com apenas contato com a pedagoga , a diretora não permitiu minha participação no grupo de WhatsApp da sala.
O contexto da educação infantil retratado na literatura contemporânea trabalha em volta de um trabalho mais firme e disciplinado do docente, essa interação se baseia no fato de que a educação infantil deve ofertar um projeto que sirva de base para uma boa transição para o ensino fundamental, com isso o docente busca trabalhar as mais diferentes expressões, como a forma de alimentar e cuidar do corpo por meio de práticas.
Os educadores no estágio inicial de educação usam dos jogos, brincadeiras como forma de expressar e conseguir despertar à vontade aprender, o processo ocorre de forma natural, porém a abordagem do educador deve explorar o raciocínio lógico e desafiar a criança a ser melhor. Essa abordagem ainda é vista como a melhor opção, porém tem que competir com a tecnologia e suas variedades.
As competências relacionadas na BNCC tem como fundamento, os primeiros passos do processo de socialização, na qual o aluno descobre o mundo externo e o seu eu na sociedade, os conteúdos aplicados estão relacionados ao corpo humano, sons, fala, cores e o processo de vivência em grupo, para isso conteúdos relacionados a ciências, português e matemática são imprescindíveis no sucesso da educação infantil.
Figura 1 – Competências de Desenvolvimento da Educação Infantil segundo a BNCC
[pic 1]
Fonte: BNCC 2013
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola Marli Abdala é um documento que orienta as ações pedagógicas da instituição escolar e trata das mais diversas áreas da educação, o seu ponto estratégico é que precisa estar em consonância com as Lei das Diretrizes Básicas (LDB). A gestão escolar traduz as estratégias e fiscaliza o andamento dos trabalhos.
A equipe pedagógica deve orientar que a preparação dos planos de aula deve seguir o PPP, BNCC e LDB, essas diretrizes são o Norte e em harmonia o professor constrói o conteúdo de acordo com a etapa, neste caso a educação infantil.
...