Educação Infantil e Educação Aplicada aos Cuidados da Criança
Por: Roseli Tiburcio • 6/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.979 Palavras (8 Páginas) • 245 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO ARAÇOIABA DA SERRA - SP
CURSO PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Disciplinas norteadoras: Didática da História e Geografia, Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Avaliação e Currículo, Expressões Artísticas na Educação Infantil e Educação Aplicada aos Cuidados da Criança.
.
ROSELI MARIA CUNHA TIBURCIO – RA 3398615081
DESAFIO PROFISSIONAL
NOME DO TUTOR: ILA FIGUEIRA
ARAÇOIABA DA SERRA /SP
2018
INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado tem por objeto de estudo uma situação hipotética de aprendizagem, na sala do 1º ano A do ensino fundamental, sendo a professora Antônia a responsável pela sala. O trabalho aqui apresentado trata-se de uma proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Arte, História e Geografia, articulando os eixos temáticos de história local e cotidiano, área de História, paisagem local, área de Geografia e utilizando as representações da Arte.
O trabalho foi elaborado a partir de um conteúdo que a professora já havia trabalhado com seus alunos. Foi realizado um trabalho conjunto entre alunos, pais e professora, cada parte fundamental ao desenvolvimento da atividade, um estudo a respeito do bairro onde os alunos moravam, visando desenvolver o conhecimento a respeito de suas origens, as transformações ocorridas no espaço e a relação com a construção da história pessoal de cada um.
O trabalho favoreceu entre muitos pontos, a localização espacial dos alunos, a expressão e a comunicação.
DESENVOLVIMENTO
Antônia é professora em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, está fazendo seu planejamento e gostaria de aproximar os conteúdos de História, Geografia e Arte.
A professora revisitou os conteúdos que havia trabalhado anteriormente com sua turma para dar continuidade. Ela havia realizado uma investigação com a turma para verificar quantos deles moravam no mesmo bairro em que a escola estava localizada. Constatou-se que apenas três crianças moravam em bairros diferentes. Então enviou duas perguntas para serem respondidas pelos pais de seus alunos como tarefa:
- Há quanto tempo moravam no bairro?
- Por que escolheram esse bairro para morar?
As respostas foram trazidas e entregues à professora, que organizou os dados dividindo-os em categorias: um grupo morava no bairro desde que nasceram, enquanto o outro morava no bairro há menos de cinco anos. Agiu do mesmo modo em relação à segunda questão: um grupo respondeu morar no bairro porque ali nasceram e decidiram permanecer e outro grupo respondeu ter escolhido esse bairro por ser tranquilo e próximo a escolas, mercados e hospitais. As respostas foram apresentadas e discutidas com a turma. Os alunos que não moram no bairro também trouxeram suas respostas, baseados no bairro onde moram, e também tiveram suas respostas comentadas pela professora. Durante a conversa, a professora apresentou a relação entre o bairro onde moram e a construção da história pessoal de cada um deles.
PASSO 01
Buscando trabalhar uma proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Geografia e Artes, a professora Antônia traçou os seguintes objetivos: proporcionar aos alunos o estudo de suas origens, as transformações ocorridas no bairro ao longo do tempo e permitir conhecer e compreender a atualidade; compreender como as relações entre os homens constroem a história; perceber que a história é construída coletivamente; compreender a existência de um processo contínuo de mudança e permanência, e que o passado se articula com o presente e futuro; representar o espaço, produzindo mapas simples, proporcionando a alfabetização cartográfica; Identificar os elementos naturais que compõem o meio em que vivemos e também aqueles produzidos pelo homem; aumento do repertório imagético; leitura de imagens: fotos, figuras, desenhos, obras visando levar os alunos a lerem o mundo, compreendendo os elementos estéticos e artísticos presentes e também sua importância como linguagem; expressar e saber comunicar-se em artes articulando a percepção, a imaginação, a reflexão e a afetividade; atividades buscando relacionar o cotidiano à proposta do projeto, com finalidade de favorecer a mobilização e sensibilização dos alunos para a fruição e construção.
Os conteúdos trabalhados relacionam-se a história local e do cotidiano: quem sou eu, onde moro quem são meus pais, de onde viemos; as paisagens locais: a minha casa, diferente tipos de moradia, a minha rua, diferentes tipos de rua, elementos naturais e elementos produzidos pelo homem; e as representações artísticas: exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais; criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura.
PASSO 02
Serão realizados os seguintes procedimentos metodológicos;
- Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa realizada pelos alunos;
- Solicitar aos alunos que tragam qualquer tipo de imagem, fotos antigas e atuais, gravuras e recortes que encontrarem a respeito do bairro e da família;
- Solicitar aos pais para escreverem um texto breve descrevendo como era o bairro na época em que nasceram, ou quando mudaram para lá;
- Solicitar aos alunos a confecção de um mapa (residência até a escola);
- Apresentação das fotos trazidas pelos alunos;
- Leitura dos textos escritos pelos pais;
- Realização de aula passeio ao redor das dependências da escola;
- Elaboração de maquete do bairro;
- Exposição do trabalho;
O trabalho será realizado em grupos visando à interação dos alunos. Será utilizada também a área externa da escola, buscando um ambiente mais informal para o processo de aprendizagem.
PASSO 03
Avaliação se dará de forma global envolvendo tanto o processo quanto os resultados finais de cada atividade. O processo de avaliação se dará principalmente através da observação, envolvendo todos os alunos nas atividades de classe, fazendo uma avaliação precisa e abrangente. Avaliar é construir e reconstruir o conhecimento, é mais importante do que se preocupar com o conteúdo a ser dado, mas, preocupa-se principalmente com a participação e envolvimento do aluno.
...